Construído especialmente para os jogos olímpicos de 1992, o sistema subterrâneo de coleta de lixo de Barcelona é um exemplo de eficiência.
Em Barcelona, você não vai encontrar montes de lixo em frente aos domicílios esperando pelo caminhão da coleta, aliás também não há caminhões de coleta, nem lixo espalhado pelo chão. A cidade é limpa porque é eficiente e inovador o seu sistema de coleta de lixo.
Escotilhas substituem as arcaicas lixeiras, onde as pessoas depositam seu lixo. Um sistema de tubulação subterrânea encaminha esse lixo até um container, que depois de cheio é transportado para uma central de triagem, onde são separados o lixo orgânico do reciclável. O orgânico vira combustível que gera energia e o material reciclável segue para as indústrias de reciclagem.
O sistema de tubulação pode ser comparado aos já utilizados para fornecimento de água e gás e os edifícios construídos nas duas últimas décadas já possuem esse sistema internamente.
Vídeo com a notícia divulgada em 2010 no Jornal Nacional
Não vejo motivos para que esse sistema não seja implantado por aqui. Já que para sua aplicação seriam necessárias algumas obras e como bem sabemos, obras são extremamente apreciadas por nossos governantes e representam além de geração de renda, também, geração de empregos, sempre defendidas por quem deseja o progresso e normalmente aceita pagar quaquer preço por ele. Neste caso estou de acordo. Copiemos esse exemplo europeu, copiemos suas obras, copiemos a reciclagem, a geração de energia através do lixo orgânico, copiemos a limpeza urbana e o fim das emissões de CO2 geradas pelos caminhões barulhentos de coleta de lixo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário