domingo, 5 de junho de 2011

MCDONALD'S DO BRASIL DÁ EXEMPLO DE SUSTENTABILIDADE


McDonalds
Pela primeira vez no Brasil, a produção de biocombustível é realizada em ciclo fechado, graças a uma iniciativa do McDonald's, maior cadeia de fast food do mundo. Trata-se de um projeto de logística reversa, ainda em fase de testes, no qual os veículos da Martin-Brower, empresa de logística e distribuição que abaste ofood service, recolhem o óleo de cozinha utilizado nos restaurantes da rede e levam-no à sede da empresa, em Osasco (SP).

Depois de armazenado, o óleo recolhido é enviado à SP BIO, usina responsável pelo processo de transformação em biodiesel. Para fechar o ciclo, o combustível gerado abastece os caminhões, que fazem as entregas seguintes e recolhem mais óleo para uma nova produção de biodiesel. Os testes foram iniciados em junho de 2009. Na fase atual, cinco caminhões da Martin-Brower rodam pelo país com esse biocombustível.

O projeto começou com um caminhão, que recolhia óleo de 17 restaurantes para fabricação de biodiesel B20. Atualmente, o número de restaurantes aumentou para 20 e o teste foi estendido para cinco caminhões. Quatro deles são abastecidos com B20 e um com B100, ou seja, 100% de óleo de cozinha reciclado.

Anualmente, os restaurantes da rede McDonald's utilizam cerca de três milhões de litros de óleo de cozinha para a fritura de batatas e empanados, que já eram recolhidos e reciclados, dando origem a produtos como o sabão. Esse volume, quando destinado integralmente para reciclagem e transformação em biocombustível, poderá abastecer com biodiesel B40 toda a frota de caminhões que atendem a rede no país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário