segunda-feira, 4 de julho de 2011

Mudança climática pode afetar inclinação do eixo da Terra

A Terra gira em torno de um eixo que possui uma inclinação de 23,5 graus na vertical, e esta posição está constantemente mudando à medida que se altera a distribuição das massas de terra sobre o planeta. Segundo um artigo da New Scientist, já foi comprovado que a mudança climática altera o eixo terrestre. De fato, o derretimento das geleiras da Groenlândia está fazendo com que o eixo se incline 2,6 centímetros anualmente, e é provável que este número aumente nos próximos anos. 
Mas agora, descobriu-se que o aquecimento do oceano também pode aumentar a inclinação do eixo terrrestre.
Um grupo de cientistas realizou projeções sobre o que ocorreria se os níveis de dióxido de carbono duplicassem no período 2000-2100. Segundo o estudo, quando os oceanos se aquecem e se expandem, mais água é “empurrada” em direção à superfície do oceano, e este efeito poderia fazer a Terra se mover 1,5 centímetros por ano em direção ao Alasca e Havaí. 
Os pesquisadores advertiram que a mudança climática também poderia afetar a velocidade de rotação terrestre: se as massas de terra se redistribuírem em latitudes mais altas, isso poderia fazer o planeta girar com uma velocidade maior. 
Apesar de estas descobertas não representarem, neste momento, uma ameaça ou mudança iminente, elas demonstram até que ponto o aquecimento global pode afetar o equilíbrio da terra. E reafirmam a necessidade de um acordo em Copenhaguen que detenha as emissões de gases do efeito-estufa na atmosfera. 
Fonte:Discovery Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário