domingo, 10 de julho de 2011

No México, casa foi planejada em blocos para acomodar as 52 árvores existentes no terreno

Respeitar a natureza local, sem cortar nenhuma árvore. Esse o principal objetivo do arquiteto Javier Muñoz Menéndez, da Muñoz Arquitetos Associados, ao projetar a residência localizada em Yucatán, México em um terreno de quase 1.700 m², com 52 diferentes espécies de altura e diâmetros variados. Uma extensa pesquisa sobre a localização e tamanho de cada tronco e copa resultaram em três grandes clareiras onde foram inseridos os blocos que compõem a casa.
A área de serviços, com lavanderia, depósito e garagem, fica mais próxima à entrada do lote; a piscina e deck coberto foram alocados nos fundos. O volume social -o mais espaçoso de todos- contém a sala de estar, os quartos, a cozinha e a sala de jantar, e fica na parte central do lote. Um giro que dá movimento à implantação do projeto destaca esse corpo central e o deixa com vista para uma exuberante árvore da espécie flamboyant.
Orientado de norte a sul, assim como o restante da residência, existe um eixo de circulação que dá unidade a todo o conjunto e percorre a casa de um lado ao outro. A orientação também favorece a circulação constante de brisa fresca em todos os ambientes.
Com isso podemos perceber que as construções podem sim respeitar a natureza.
Fonte: http://casaeimoveis.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário