quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Designer alemã cria tecidos luxuosos com proteína do leite


Do desenvolvimento de fibras biodegradáveis à concepção de melhores formas de aproveitar os materiais, a indústria da moda está empreendendo esforços para inovar e implementar processos mais sustentáveis.
O mais recente é o invento da designer e bióloga alemã Anke Domaske, que criou tecidos utilizando leite como matéria-prima.
Em uma reportagem da Deutsche Welle TV, Domaske afirma que "o leite é uma matéria-prima incrível”, que pode servir a muitas outras finalidades.
Leite2
 
"As fibras do leite são especiais porque possuem uma consistência similar à da seda, os tecidos se dobram com facilidade e são mais baratos. Como são fabricados com proteínas, podem ser lavados de forma normal e são muito fáceis de cuidar”, destaca.
Segundo a reportagem, o material é fabricado com uma proteína extraída do leite azedo, que não é apta para consumo humano. Uma mistura de ingredientes é depois processada em laboratório: primeiro, é aquecida e depois, prensada em uma máquina refinadora para criar os fios, que posteriormente formam as tramas do tecido.
Embora se trate de um material no mínimo intrigante, resta saber se é de fato sustentável. Como mencionamos em artigos anteriores, a produção de carne e de produtos derivados de animais têm um impacto tão negativo sobre o meio ambiente, que acredita-se que deixar de consumir esses produtos uma vez por semana é mais “verde” que adotar uma dieta 100% local.
 
Entretanto, a experimentação com estas fibras não teria um impacto tão negativo, já que o leite utilizado não é apto para o consumo, o que geraria resíduos.
No vídeo acima, você pode conferir parte do processo e outras peças criadas com esse material.
 FONTE:Treehugger Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário