Parte do movimento conhecido como consumo colaborativo é o crowd funding ou financiamento coletivo, a ação de apoiar projetos por meio de doações financeiras pequenas de um grupo grande de pessoas: em vez de aspirar a uma grande contribuição de um único investidor, um número maior de indivíduos contribui com quantidades menores, atingindo o mesmo objetivo.
Uma das mais famosas plataformas desse tipo é o Kickstarter, um site onde as pessoas podem conhecer e apoiar projetos criativos de forma fácil e prática, recebendo recompensas em troca.
Inspirado nesse modelo, há alguns dias foi lançado o Ideame (em espanhol), um portal que busca conectar criadores e produtores para viabilizar boas ideias na América Latina.
Embora não exista nos países latinos uma cultura de mecenato individual tão forte como no hemisfério norte, o projeto é interessante justamente por apresentar um modelo mais próximo da realidade da nossa região. Também pode uma boa oportunidade de disseminar o hábito de doar entre as pessoas que podem dispor de uma parte de seus rendimentos.Ainda que o portal não esteja especificamente ligado à responsabilidade ambiental e social, vários dos projetos que divulga possuem tais características.
Por exemplo, o projeto Al Interior, do diretor Marco Silva, pretende contar a história de um povoado afetado pela mineração de cobre no Chile. No passado, uma pequena lagoa e um rio davam vida ao local, mas a extração do mineral secou os mananciais. Um fotógrafo registrou a evolução do povoado por oito anos e agora, o diretor tenta transformar a história em um filme.
Outros dois projetos, Le Cube e La Vida en Bici, buscam realizar exposições e publicações com o objetivo de promover o uso da bicicleta como meio de transporte cotidiano.
A plataforma do Idea.me está aberta para quem deseja apresentar uma boa ideia à sociedade e transformá-la em realidade.
Para entender melhor a iniciativa, confira este vídeo explicativo:
Fonte :TreeHugger Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário