sábado, 10 de setembro de 2011

Especialista da Braskem defende uso consciente do plástico



“Em um futuro bem próximo, as sacolinhas plásticas de supermercados devem ser vendidas ao consumidor com o intuito de acabar com o uso indiscriminado e inconsequente”. A projeção é do especialista em meio ambiente da Braskem, Sérgio Hortélio. Ele foi um dos participantes, no início deste mês, do Café Empresarial do Plástico - evento que reuniu mais de 50 empresários do setor em Salvador (Bahia) no intuito de disseminar a cultura racional do uso do produto e suas tendências.
Hortélio ministrou uma palestra sobre a relação dos resíduos sólidos com a sustentabilidade. “Como são eles [empresários] que ficam na ponta, é necessário que compreendam todo o ciclo de vida do produto, para entender os benefícios que o uso consciente pode trazer”, resumiu o especialista à Agência Sebrae.
Entre os exemplos quanto as vantagens e benefícios que as empresas podem ter ao utilizar o plástico em determinados casos, sempre de forma consciente, foram citados a substituição dos copos de vidro de requeijão cremoso por outros de plástico, favorecendo a logística do produto, e a troca dos caixotes irregulares de madeiras, que podem vir a ser caixas plásticas para transportar frutas, verduras e legumes, melhorando o encaixe e durabilidade dos alimentos e do próprio material.
Para a gestora de projetos do Sebrae na Bahia, Shirlei Santos, o evento é uma oportunidade de atualizar os empresários sobre as novidades do ramo. “O Sebrae está sempre articulando parcerias com o intuito de apresentar aos empreendedores as técnicas mais modernas e as melhores maneiras de contribuir com o desenvolvimento sustentável”, destacou.
De acordo com o diretor da empresa de plásticos Bakar, José Sobrinho, o evento serviu para compreender essa visão nova do emprego consciente do plástico. “É importante saber avaliar o impacto do plástico no meio ambiente em relação aos outros produtos”, observou.
 
fonte:ecodesenvolvimento

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