A organização do Rock in Rio anunciou na última segunda-feira (29) seu Plano de Sustentabilidade. Entre as ações, estão previstas a gestão de resíduos, redução e compensação da emissão de carbono, programas educacionais e a campanha “Vá de ônibus”.
Este será o primeiro evento no Brasil a receber a certificação 100R, um selo internacional concedido a empresas e organizações que se destacam por suas preocupações ambientais. Para recebê-lo será preciso reduzir ao máximo os custos do encaminhamento dos resíduos para o aterro sanitário, garantir a venda do material reciclado, diminuir a quantidade de detritos orgânicos e desenvolver soluções para reaproveitá-los em projetos de reflorestamento. A Cooperativa Barracoop foi escolhida pela organização para receber o lucro gerado a partir da venda dos resíduos.
O vice-presidente do festival, Roberto Medina, afirma que o evento será “carbono zero” e para isso já estão analisando toda a emissão de CO2 na realização do Rock in Rio, desde os aviões que irão transportar os músicos até o número de pessoas presentes no evento. Medina garante que tudo será compensado.
O Rio de Janeiro tem como exemplo o festival de Portugal. A reciclagem do Rock in Rio Lisboa foi de apenas 3% do total de resíduos em 2006, o que equivale a menos de quatro toneladas. Com o incentivo da certificação 100R, em 2008 e 2010 a reciclagem aumentou para 48%.
O objetivo do 100R é certificar eventos, espetáculos ou espaços comerciais, desde que seja garantido que os resíduos gerados serão posteriormente encaminhados para a embalagem. A instituição portuguesa Sociedade Ponto Verde é a responsável por esta certificação.
O Plano de Sustentabilidade tem o apoio da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), que tem uma equipe de 1.930 garis, 659 equipamentos diversos e 600 contêineres de 240 litros.
O “Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido” lançará ações educativas para que o público fumante não descarte as bitucas no chão. Serão instalados cinzeiros especiais e distribuídos cem mil porta-guimbas, também circularão pelo evento um grupo de dez mímicos, que farão abordagens interativas e bem humoradas.
Será lançada também a campanha “Vá de ônibus” para incentivar os fãs a utilizarem o transporte público e, consequentemente, reduzir a emissão.
O Rock in Rio assumiu a responsabilidade de também ser um veículo de comunicação para causas socioambientais com a criação do projeto Por Um Mundo Melhor. Em nove edições, milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, foram beneficiadas pelos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas pelos parceiros, que somam mais de 11 milhões de reais.
Entre as ações desenvolvidas foram plantadas mais de 40 mil árvores; foram construídos uma escola, na Tanzânia, e um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas públicas, em Portugal; e montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais. O evento acontece em Jacarepaguá nos dias 23, 24, 25,29 e 30 de setembro e 01 e 02 de outubro.
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