O Living Labs Global Award trabalha com as prefeituras de grandes cidades do mundo para resolver problemas de planejamento urbano e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.
Todo ano, a organização destaca quais as mudanças necessárias nas cidades e realiza um concurso que premia as melhores soluções, a partir de ideias enviadas por milhares de pessoas de todo o mundo. As propostas vencedoras podem se tornar projetos-piloto e ser implementadas nas cidades.
Este ano, quatro cidades da América Latina participam da competição, em busca de soluções para o transporte público, a infraestrutura das ruas, o acesso à informação e o estacionamento de veículos.
Cidade do México: Transporte público digital
Como quinta maior área urbana do mundo, a Cidade do México precisa melhorar o transporte público para que seus cidadãos se locomovam de forma mais eficiente. Nos horários de pico, os carros viajam a no máximo 20 quilômetros por hora, e os problemas de transporte fazem a população perder várias horas por dia no trânsito. A cidade busca soluções que permitam o envio de dados em tempo real sobre o funcionamento do transporte público, informando à população o tempo estimado de viagem, o horário de chegada, as combinações mais adequadas entre meios de transporte, e os possíveis problemas que podem alterar o itinerário.
Guadalajara: Manutenção das ruas
Como o custo de manutenção das ruas de Guadalajara é muito alto, a cidade está buscando alternativas que combinem a participação dos cidadãos e novos materiais e tecnologias de inspeção. Por exemplo, as ideias devem aliar a participação da população com materiais sustentáveis, reciclados ou de baixa manutenção, ou tecnologias que permitam conectar pessoas, fornecedores e o governo para que compartilhem a responsabilidade pelo estado das ruas.
Rio de Janeiro: a maçã do conhecimento
Segundo um relatório Comitê Gestor da Internet, em 2010 cerca de 60% das residências nos subúrbios do Rio de Janeiro não tinham acesso à internet. O dado revela a exclusão digital das classes mais baixas em uma das mais importantes cidades brasileiras. Para enfrentar este problema, a prefeitura do Rio está criando as chamadas “maçãs do conhecimento”: espaços equipados com computadores conectados à internet, instalados em bairros de baixa renda com o objetivo de promover o acesso à informação. A cidade busca ideias para implementar e melhorar este projeto.
Santiago: melhor estacionamento
Atualmente, o sistema de gerenciamento de estacionamento nas ruas de Santiago do Chile está ultrapassado, consome muitos recursos e atrasa o tempo de parada, gerando mais emissões e problemas de tráfego. A capital chilena busca alternativas a este sistema, sobretudo as que usam a tecnologia para aumentar sua eficiência. Apesar de todos os manuais de planejamento urbano sustentável enfatizarem a necessidade da redução do uso individual do automóvel, também é importante otimizar o trânsito nas cidades.
Além das quatro cidades latino-americanas citadas, outras 16 estão participando do concurso. O processo de envio de ideias é simples e é realizado pelo próprio site da Living Global Awards. O prazo se encerra em 17 de fevereiro de 2012.
Fonte:TreeHugger Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário