Enquanto pesquisava materiais para participar da última edição concurso de design com materiais reciclados da ONG Remade in Chile, a designer industrial Genoveva Cifuentes descobriu que seu país é o segundo maior exportador de ameixas desidratadas do mundo – e que durante o processo de produção, a cada ano, cerca de 47 mil toneladas de caroços são descartados e queimados, ou usados como adubo.
Como são compostos por celulose e lignina, Cifuentes percebeu que os caroços poderiam servir para produzir um material resistente e biodegradável.
A designer teve então a ideia de produzir acessórios biodegradáveis de jardinagem, como vasos, canteiros e plaquinhas para identificar as plantas.
Todos os produtos podem ser plantados diretamente no solo, e não só se degradam forma natural como favorecem a germinação das sementes, já que proporcionam isolamento térmico e nutrientes.
Inplum, o nome dado ao projeto, ganhou o primeiro prêmio do Remade in Chile. No entanto, a designer não informou se há planos para o início da produção.
fonte: TreeHugger Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário