terça-feira, 22 de novembro de 2011

Votação global escolhe as 7 Maravilhas da Natureza


1
Depois de dois anos computando os votos de milhões de pessoas em todo o mundo, uma nova lista das “7 Novas Maravilhas da Natureza” foi anunciada. Reduzir um planeta repleto de lugares incríveis a um mero punhado deles não é tarefa fácil, e embora competições desse tipo não sejam muito apropriadas, a organização que criou a lista espera que a iniciativa ajude a transformar os locais escolhidos em “parte da memória global da humanidade para sempre”. No final das contas, a lista se destaca mais pelas incontáveis belezas que deixa de citar do que pelas que efetivamente exalta.
Segundo o fundador da organização New7Wonders, Bernard Weber, “tantos lugares naturais fantásticos ainda são desconhecidos por muita gente. De cataratas a fiordes, de florestas a picos, de lagos de água doce a vulcões, estamos descobrindo juntos a incrível beleza e variedade do nosso planeta”.
De uma lista composta por cerca de 440 locais indicados, sete maravilhas “provisórias” foram selecionadas por milhões de pessoas. O anúncio oficial dos locais vencedores deve ocorrer no começo de 2012. A lista dos sete finalistas segue abaixo (em ordem alfabética):
A Amazônia
2

A Amazônia, também conhecida como floresta amazônica ou bacia amazônica, abrange nove países e compreende sete milhões de quilômetros quadrados (1,7 bilhão de acres), sendo que a floresta sozinha ocupa 5,5 milhões de quilômetros quadrados (1,4 bilhão de acres). A Amazônia abriga mais da metade das florestas tropicais que ainda restam no planeta e a maior biodiversidade tropical do mundo. O rio Amazonas é o maior rio em volume de água, e sua vazão é maior do que a dos dez maiores rios do mundo somados. Ele responde por cerca de um quinto de todo o escoamento fluvial do mundo e possui a maior bacia de drenagem do planeta. Nenhuma ponte atravessa o Amazonas.
Baía de Halong, Vietnã
3

A Baía de Halong está localizada na província de Quáng Ninh, no Vietnã. Possui milhares de formações de calcário, de vários tamanhos e formas. A baía possui uma linha costeira de 120 quilômetros de comprimento e tem aproximadamente 1.553 quilômetros quadrados, com 1.969 ilhotas. Várias dessas ilhas são ocas, com enormes cavernas, outras abrigam vilas de pescadores flutuantes, que vadeiam as águas rasas em busca de 200 espécies de peixes e 450 de moluscos. Outra característica específica da Baía de Halong é a abundância de lagos no interior das ilhas de calcário. A ilha de Dau Be, por exemplo, possui seis lagos.
Cataratas do Iguaçu, Brasil/Argentina
4
As Cataratas do Iguaçu, no rio Iguaçu, estão entre as maiores do mundo. Elas se estendem por quase 2.700 metros e têm formato semicircular. Das 275 quedas que compõem as cataratas, a Garganta do Diabo é a mais alta, com 80 metros. As Cataratas do Iguaçu localizam-se na fronteira entre o estado do Paraná, no Brasil, e a província de Missiones, na Argentina, e são cercadas por dois parques nacionais. Ambos são florestas subtropicais que abrigam centenas de espécies raras e ameaçadas da flora e da fauna.
Ilha de Jeju, Coreia do Sul
5

Jejudo é uma ilha vulcânica e situa-se 130 quilômetros ao sul da costa da Coreia. Maior ilha e menor província da Coreia, Jejudo possui uma área total de 1.846 quilômetros quadrados. Sua característica central é Hallasan, a maior montanha do país e um vulcão dormente, 1.950 metros acima do nível do mar. Existem 360 vulcões-satélite ao redor do vulcão principal.
Ilhas de Komodo
6

O Parque Nacional de Komodo, na Indonésia, inclui as três grandes ilhas de Komodo, Rinca e Padar, assim como numerosas ilhas menores, em uma área total de 1.817 quilômetros quadrados. O parque nacional foi fundado em 1980 para proteger o dragão-de-komodo. Posteriormente, passou a proteger outras espécies, incluindo animais marinhos. As ilhas do parque nacional têm origem vulcânica.
Rio subterrâneo de Puerto Princesa, Filipinas
7

O Parque Nacional Rio Subterrâneo de Puerto Princesa está localizado 50 quilômetros ao norte da cidade de Puerto Princesa, província de Palawan, Filipinas. É formado por uma montanha de calcário com um rio subterrâneo navegável de 8,2 quilômetros, considerado o mais extenso do gênero no mundo. Esse rio se distingue por atravessar uma caverna antes de desembocar no Mar da China Meridional. A caverna abriga formações de estalactites e estalagmites e várias outras câmaras. A parte baixa do rio é sujeita às variações das marés. Na entrada da caverna, uma lagoa transparente é emoldurada por árvores centenárias. Macacos, grandes lagartos-monitores e esquilos povoam a praia nas proximidades.
Table Mountain, África do Sul
8

Table Mountain é um símbolo da África do Sul e o único lugar do planeta a dar nome a uma constelação de estrelas – Mensa significa “a mesa”. A montanha de picos achatados resistiu a seis milhões de anos de erosão e apresenta a mais rica diversidade floral da terra, com  mais de 1.470 espécies de flores. Table Mountain também abriga numerosas espécies raras e ameaçadas. É o ponto de referência mais conhecido da Cidade do Cabo, a entrada para África, com picos que se erguem 1.086 metros acima do nível do mar.
Já sei o que vocês devem estar se perguntando: "Onde está a Grande Barreira de Corais? A Floresta Negra? Os Everglades?”. No fundo, a lista involuntariamente ressalta a ideia de que, quando se trata da natureza, o todo é maior do que a soma de suas partes. O mundo natural é tão cheio de lugares incríveis, dignos da nossa mais profunda consideração, que tentar reduzi-los a uma lista é um mero exercício de futilidade.
Fonte TreeHugger Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário