Todo verão, no hemisfério sul, o Parque Aconcágua, na parte argentina da cordilheira dos Andes, recebe mais de sete mil visitantes de todo o mundo. Alguns chegam mdispostos a alcançar o topo de sua montanha mais alta (que tem quase 7.000 metros de altitude), outros apenas para passear pela região e apreciar o cenário natural. Com o aumento do número de turistas, também foi preciso aumentar a segurança e contratar mais guardas florestais, que precisam de acomodação durante a temporada.
Como o parque fica a quatro horas de distância da cidade grande mais próxima e dentro de uma área de reserva sem urbanização, é importante que as acomodações sejam de baixo impacto, fáceis de construir e não deixem resíduos ao final da temporada. Para isso, o parque optou por usar contêineres reciclados.
Já vimos dezenas de contêineres sendo utilizados para todo tipo de coisa, mas como Lloyd destacou, eles nem sempre fazem sentido. Neste caso, no entanto, parecem ser a alternativa perfeita à movimentação de toneladas de materiais para criar estruturas que supostamente serão pouco usadas.
Visitando o parque, alguns dias atrás, vi os próprios guardas florestais instalando contêineres ao lado de um abrigo existente, deixando-os prontos para uso em poucas horas. Eles são equipados com cozinha e banheiro e a eletricidade provém de painéis solares.
Quando o verão acabar, os contêineres serão removidos sem deixar vestígios. Só espero que o tratamento de água e resíduos seja tão limpo quanto a instalação da estrutura.
Fonte Treehugger Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário