quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Os ventos sopram no Nordeste do Brasil


Fortes e constantes ventos sopram no Nordeste do Brasil desde sempre, e a primeiraturbina eólica instalada no país já cumpre duas décadas de atividade. Mas agora, investidores paranaenses do setor de energia irão aproveitar o enorme potencial eólico de estados como a Bahia.
A Empresa Paranaense de Energia (EPP) pretende investir mais de R$6 bilhões na construção de três usinas de geração eólica em Xique-Xique, Gentio do Ouro, Caetité e Chapada Diamantina.
A companhia comprou cerca de 40 mil hectares de terras na região baiana e conta com o potencial de gerar 1,7 mil MW de energia, o equivalente ao que uma enorme usina hidrelétrica pode gerar.
A empreitada também é fruto de uma migração entre áreas de negócios. A EPP surgiu com o objetivo de desenvolver pequenas centrais hidrelétricas (PCH´s). Mas a demora na liberação de licenças ambientais, a queda no custo da energia e o aumento no orçamento das obras impediram algumas usinas do grupo de saírem do papel.
Esses investimentos devem ajudar a mudar o perfil de cidades do interior baiano, disse o diretor executivo da EPP, Luiz Fernando Cordeiro em entrevista ao jornal Gazeta do Povo.
“São áreas sem vocações econômicas, com pequenos municípios extremamente dependentes de repasses de programas federais. Algumas cidades nem sequer têm água potável. A cidade de Gentio do Ouro, antiga área de garimpo, poderá prosperar com a mina de ventos.”
Fonte:greenvana

Nenhum comentário:

Postar um comentário