Por Jaymi Heimbuch
Todos os grandes fabricantes de equipamentos eletrônicos presentes na feira de tecnologia CES tem um canto ou parede de seu estande dedicado ao lado “verde” da empresa. Podem ser produtos para gerenciamento doméstico de energia, novos modelos que consomem menos até programas de reciclagem de lixo eletrônico. Embora alguns estandes fossem bem chamativos, gostei da parede branca da Sony.
À primeira vista, pensei que não estivessem fazendo nada de ecológico que quisessem destacar, mas então percebi que a apresentação incorporava o mantra da Sony: “Faça mais com menos”.Três coisas me saltaram aos olhos na parede branca e verde do estande. Primeiro, o aumento da eficiência energética de seus equipamentos eletrônicos. É claro, podemos dizer que eles estão de acordo com os novos padrões, que é a única razão dessas melhorias. Mas e daí? Daí que a nova televisão Sony consome menos da metade da eletricidade, assim como o reprodutor de Blu-ray, o que faz os modelos do ano passado parecerem realmente obsoletos.
© Jaymi Heimbuch
© Jaymi Heimbuch
Outra coisa de que gostei foi o SoRPlas, sigla de Sony Recycled Plastic (Plástico Reciclado Sony). Eles recebem CDs e DVDs antigos e os transformam em plásticos reciclados, a base das embalagens dos novos produtos, feitas com 90% de SoRPlas e 10% de plástico virgem. Mais ou menos assim:
© Jaymi Heimbuch
© Jaymi Heimbuch
Por fim, adorei o fato de estarem pensando em como transformar produtos desajeitados e reduzir seu tamanho sem diminuir a qualidade. Um exemplo são os fones de ouvido que cancelam ruídos. O produto à esquerda é o modelo do ano passado, e podemos ver como o atual é bem menor, minúsculo se comparado à versão anterior. Menos materiais, menos embalagens, mais itens em um contâiner de navio, portanto, menos emissões de carbono durante o transporte, e assim por diante.
Fonte: Jaymi Heimbuch
Nenhum comentário:
Postar um comentário