segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Um curta arrepiante sobre o desperdício de energia


Pic

"Light", um curta etéreo de David Parker, apresenta um novo e sombrio contexto visual para o desperdício de energia. E se percebêssemos a quantidade de energia que desperdiçamos ao deixar as luzes acesas como algo visível e perturbador, semelhante à massa viscosa que escorre de vazamentos de plataformas de petróleo e reservatórios de substâncias tóxicas?
Talvez se parecesse como a massa de luz que escorre de postes de iluminação, lustres e lâmpadas fluorescentes (Grist):clique aqui e assista o vídeo

A equipe de cineastas explica o processo de pensamento que conduz o filme:
“No início, era um projeto para ampliar a conscientização sobre o desperdício de energia. O significado metafórico das luzes que sangram e choram seria a forma como dissipamos nossos recursos naturais. Embora o sentimento original permaneça, o filme também se torna uma declaração poética sobre um mundo ensandecido e a tendência humana de explorar o que mais valorizamos.

O filme foi rodado durante algumas noites em Los Angeles, enquanto dois amigos dirigiam com uma câmera e exploravam a arquitetura e as paisagens abandonadas da cidade”.
Eu gostei. Esbanjamos hidrocarbonetos (e também petróleo) para manter tantas luzes acesas, e a grande maioria vê a iluminação desnecessária como um fato da vida, e não um esbanjamento sem sentido. Talvez o filme de Parker nos ajude a rever essas atitudes profundamente enraizadas em nossa cultura.

Fonte:TreeHugger Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário