Dirigir um restaurante construído sobre um vulcão parece loucura, mas graças à visão do prestigiado arquiteto Cesar Manrique, é o que têm feito os donos do El Diablo, um restaurante que está no ramo – de cozinhar usando calor vulcânico – desde 1970.
Localizado no Parque Nacional Timanfaya, em Lanzarote, uma ilha espanhola a noroeste do Marrocos, o restaurante tem como principal atrativo o “fogão vulcânico”, uma grelha enorme que usa o calor do vulcão para cozinhar carnes e peixes para os clientes. Felizmente, não é o tipo de vulcão que cospe lava: apesar de estar inativo, o calor escaldante que sobe das profundezas da terra é suficiente para cozinhar os alimentos.
Segundo Oddity Central, a grelha do restaurante em si é uma verdadeira façanha arquitetônica: diante da impossibilidade de construi-la sobre fundações convencionais, os arquitetos Eduardo Caceres e Jesus Soto resolveram o problema usando nove camadas de basalto vulcânico para fabricar uma churrasqueira única.
É uma atração interessante desta ilha vulcânica criada há milhões de anos, cuja última erupção data de 1824. Além das vistas panorâmicas da ilha, uma refeição de três pratos e traslado de ida e volta para o hotel, o restaurante oferece aos turistas um passeio até a grelha por 50 euros. Confira mais informações interessantes sobre os trabalhos de Cesar Manrique (1919-1992) – que ocasionalmente integrava formações vulcânicas em seus projetos.
fonte:TreeHugger
Nenhum comentário:
Postar um comentário