domingo, 27 de maio de 2012

Tecnologia do espaço para estudar ecologia

NASA esteve em declínio desde que a Guerra Fria realmente… bem, esfriou. Agora, a instituição volta a chamar atenção ao lidar com um assunto bem mais em voga: ecologia. Cientistas, engenheiros e arquitetos que vivem pensando em estrelas e planetas se uniram para construir o prédio mais “verde” e high-tech do Governo Americano. Segundo eles, a intenção era usar a tecnologia do espaço aqui mesmo na Terra.


Foto: Divulgação NASA
Base de Sustentabilidade da NASA começou a funcionar no mês passado. A construção abriga estudos e testes de desenvolvimento de tecnologias limpas. O prédio tem 5 mil sensores de claridade e de fluxo de ar, que servem para regular a abertura e fechamento de todas as janelas. Os sensores também medem os níveis de dióxido de carbono, de temperatura, de ruídos e iluminação. O projeto, em formato de lua, maximiza o uso de luz natural e lança mão de diversos painéis solares, turbinas eólicas e células de combustível de óxido sólido. Além de reduzir o consumo de energia elétrica, o pessoal da NASA pretende vender o excedente.
Foto: Divulgação
Agora, a NASA está tentando licenciar a tecnologia desenvolvida na criação do prédio, para que outras construtoras possa adota-la. Tudo isso, para criar um endereço que inspire o pensamento e a aplicação de soluções que permitam entender melhor nosso planeta e achar soluções para os problemas que o ameaçam. Mais ou menos como uma missão espacial, sem sair de casa.
fonte: Mundo para morar

Nenhum comentário:

Postar um comentário