Youtube/Imagem retirada de vídeo.
Por Jaymi Heimbuch.
Como podemos analisar as mudanças da superfície terrestre nos últimos 40 anos? O satélite Landsat, que leva 16 dias para dar a volta na Terra, vem batendo fotos do planeta ao longo das últimas quatro décadas. Mas para fazer essa análise, é preciso organizar essas imagens. Felizmente, já existe uma ferramenta de alta tecnologia que suporta toda essa informação. A Earth Engine, do Google, está recebendo todos os dados obtidos ao longo desses 40 anos e organizando-os, para que possamos realmente ver como a superfície do planeta mudou com o passar do tempo.
Direto do Earth Engine:
“O Earth Engine do Google reúne imagens de satélite – trilhões de medições científicas que datam de quase quarenta anos atrás – e as disponibiliza online, com ferramentas, para cientistas, pesquisadores independentes e nações explorarem esse arquivo gigantesco de dados e detectar mudanças, mapear tendências e quantificar diferenças na superfície da Terra. Inclui aplicativos que mostram o desmatamento, classificam camadas terrestres, estimam a biomassa e a quantidade de carbono das florestas e mapeiam as áreas mais inóspitas do planeta”.
A tecnologia por trás da captura das imagens e do processamento de informações para disponibilização ao público é complexa e fascinante. A interface para programação de aplicativos da Earth Engine está disponível (para pessoas selecionadas) para “desenvolvimento, acesso e execução de algoritmos no arquivo de dados completo da Earth Engine, por meio do uso da plataforma de processamento paralela do Google”. Se você tiver interesse em ser uma das mentes por trás do projeto, entre em contato com o Google.
Usando tecnologia idealizada e lançada 40 anos atrás e tecnologia idealizada e em uso hoje em dia, podemos ver o quanto modificamos o planeta em pouquíssimo tempo. As mudanças podem ser assustadoras, mas o fato de termos acesso à tecnologia pode fazer com que mudemos nossa forma de agir, o que é encorajador.
Abaixo, alguns vídeos incríveis feitos com as imagens do satélite.
O crescimento de Las Vegas:
O esgotamento do mar de Aral:
O desmatamento da Amazônia:
Há mais vídeos incríveis no Google Earth Engine, mas para acessar alguns deles é preciso ter o Google Earth. O download vale a pena!
fonte: TreeHuggerBrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário