Por Stephen Messenger
Enquanto outros países do mundo se esforçam para reduzir o acúmulo de lixo em aterros sanitários que arruínam a paisagem, a Suécia enfrenta um tipo de desafio inteiramente diferente: a falta de lixo, que os obriga a importar os resíduos de outros países.
Os suecos estão entre os povos que menos desperdiçam no planeta, e reciclam, em média, 96% do lixo que produzem. Com o que sobra, eles implementaram um avançado programa de incineração, capaz de produzir eletricidade suficiente para abastecer milhares de residências.
Mas sua incrível eficiência gerou um problema singular: a falta de lixo pode ameaçar a capacidade de produção energética.
Então, o que a Suécia fez? Bem, segundo funcionários do governo, o país nórdico, famoso pela limpeza e organização, começará a importar lixo da vizinha Noruega – cerca de 800 mil toneladas anuais, para suprir a demanda de energia.
Ao resolver seu problema, a grande vantagem é que os suecos saem ganhando, já que os noruegueses vão pagar para se livrarem do lixo – provando que o lixo de um país pode ser o tesouro de outro.
fonte: TreeHugger Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário