quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Britânicos querem gerar eletricidade a partir da fotossíntese


A equipe coordenada por Julea Butt aposta na fotossíntese – uma das mais primárias formas de obtenção de energia encontradas na natureza. | Foto: <a href='http://www.flickr.com/photos/magdarebello/3314874668/' target='_blank' >Magda Rebello/Flickr</a>
A equipe coordenada por Julea Butt aposta na fotossíntese – uma das mais primárias formas de obtenção de energia encontradas na natureza. | Foto: Magda Rebello/Flickr

Reino Unido, estão desenvolvendo um método de obtenção de energia inspirado na fotossíntese. Segundo os cientistas, o novo sistema pode ser uma das formas mais eficientes de produzir energia através do sol.
Enquanto muitos buscam complexas alternativas de geração de eletricidade, a equipe coordenada por Julea Butt aposta na fotossíntese – uma das mais primárias formas de obtenção de energia encontradas na natureza. “Acreditamos que os nossos equipamentos são versáteis, e, se forem aperfeiçoados, poderão aproveitar a energia do sol para produzir combustíveis e eletricidade”, afirma a pesquisadora.
O projeto prevê a instalação de pequenos painéis solares em micro-organismos, responsáveis por processar a luz e produzir hidrogênio, elemento que serve não só como combustível livre de emissões, mas também pode ser facilmente convertido em eletricidade. Cientistas das universidades de Cambridge e Leeds são parceiros do estudo, que conta com uma verba de R$ 2,6 milhões para ser executado, mas ainda não tem data para ser concluído.
Para Julea, as fontes de energia renovável, como a luz solar, os ventos e a força das ondas, ainda são pouco aproveitadas. Por outro lado, ela diz que as reservas de combustíveis fósseis estão diminuindo e têm o preço cada vez mais alto. Manipulando de forma sustentável os processos biológicos já existentes na natureza, a equipe espera atender à demanda de consumo de energia no planeta. Com informações do The Guardian e doYahoo! Notícias.
fonte: CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário