por Ana Carolina Rodrigues.
Mudar é sempre bom, né?
Pois bem, a um mês de completarmos 2 anos de blog iremos mudar um pouco as coisas por aqui.
O intuito inicial sempre foi levar informação para nossos colegas de sala, e tivemos um retorno muito positivo, com mais de 70000 acessos. Agora, nota-se que já não é mais suficiente usar este meio para só uma mera reprodução de conteúdo desenvolvido por terceiros.
Este é um semestre conturbado na faculdade, muitas ideias....projetos a realizar!
Usaremos, agora, este blog também para divulgar ações no bairro da Liberdade - SP.
Somos alunos da primeira turma de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU.
Os administradores deste blog: Igor Ribeiro e eu, teremos novidades para os leitores deste humilde blog nas próximas semanas!. Um projeto sobre reciclagem de óleo de cozinha usado está sendo desenvolvido, precisaremos da vossa ajuda!. Divulgaremos aqui todo o processo para que nossos parceiros possam entender nossos objetivos. Desde já, eu peço desculpas em nome da Equipe Os Ambientais, pela queda de frequência das postagens rsrsrs mas isso vai mudar! e pra melhor, temos em mente escrever nossas próprias matérias, já perdeu a graça reproduzir as coisas dos outros. Pode parecer inútil, mas como experiencia própria eu posso atestar que o fato de ler e pesquisar as matérias para publicar aqui, fez com que as coisas se tornassem mais fáceis, desde a confecção de trabalhos à discussões em sala de aula, ler faz toda a diferença, te dá argumentos. Não há sensação melhor do que saber de uma noticia ou tecnologia que o professor acha que é novidade e poder discutir sobre isso.
A área que escolhemos nos traz novidades todos os dias, novos produtos, tecnologias, teses e conteúdos de uma forma geral, por ser uma questão ou uma preocupação nova e de constante crescente, a consciência ambiental/ecológica. Parece que só agora as pessoas estão percebendo que só temos este planeta rsrsrs, e que temos que melhorar as coisas pras próximas gerações. O descartável, não é descartável, jogar fora não adianta, porque não há "fora"!, nunca houve, tudo o que é lixo volta para o ambiente em forma de poluição. Mas o que podemos fazer???
Nem tudo é desprezível depois do primeiro uso, nem tudo é lixo, mas sim, resíduo!. E há uma diferença enorme entre estes citados anteriormente veja aqui. Logística reversa, reciclagem, reutilizar, reduzir o consumo, dar uma sobrevida à matéria prima, transformar....princípios básicos da sustentabilidade que, pretendo eu estar viva para ver algum destes sendo aplicados em larga escala pela sociedade. Soa utópico, eu sei, mas se cada um fizer o seu, já é um começo. Por isso trabalharemos este semestre com a comunidade. O bairro da Liberdade em São Paulo é conhecido por ser reduto da maior parte da população oriental que imigrou para o país, aqui há muitos restaurantes -adoooro rsrs- e muito consumo de óleo de cozinha, por isso nossa ideia é transformar o produto inicial usado em um outro, de função completamente diferente, o Sabão ecológico!. Este é só um exemplo do que pode ser feito. Há muita gente fazendo o mesmo por suas comunidades e gerando renda!
Bom, como diria um professor de física que tivemos: Purô Gessó!!!
Esperem novidades!
Aproveito a oportunidade para indicar sites como: CicloVivo, O ECO, revista EXAME , Super Interessante, TreeHugger e GreenPeace ....há muitos outros, mas estes são os que leio diariamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário