sábado, 9 de março de 2013

Teoria do Caos Ambiental...

Por Igor Ribeiro





A grande maioria de nós pensa basicamente isso: Poluímos, contaminamos, destruímos e depois damos um jeito, mas  parando para pensar bem, não é assim que as coisas acontecem, até pensei que fosse, mas não é.
Tudo é de uma complexidade tremenda que por isso não dá certo, nada de negativismo, realismo!. No mundo a minoria se preocupa com o amanhã, o resto prefere o próprio umbigo e mundinho que vivem.
Durante anos visamos o progresso, a conquista, a evolução de tecnologias, querendo sempre ter mais e mais, mas esquecemos de olhar ao redor, não reparamos o mal que estávamos fazendo, o custo que estava sendo cobrado, estávamos e estamos destruindo o nosso único bem maior, um bem coletivo, também pessoal e intransferível, nosso planeta.
Planeta esse que esta vivo, porém que respira com dificuldade, que busca encontrar energia em cada ato em seu benefício, mas que não tem um mal que o deixe fadado a morte, tem um mal que pode ser curado, e seus único remédios são: o empenho e educação.
Como disse Samuel Lima "Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e, só um povo sábio pode mudar seu destino", o destino de nosso planeta esta em nossas mãos, clichê? Não,novamente realidade.... Temos que nos educar, nos responsabilizar , nos mexer, pois como está não pode ficar.

Segundo a teoria do Caos, uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Por isso, tais eventos seriam praticamente imprevisíveis - caóticos, portanto. Parece assustador, mas é só dar uma olhada nos fenômenos mais casuais da vida para notar que essa ideia faz sentido. Imagine que, no passado, você tenha perdido o vestibular na faculdade de seus sonhos porque um prego furou o pneu do ônibus. Desconsolado, você entra em outra universidade. Então, as pessoas com quem você vai conviver serão outras, seus amigos vão mudar, os amores serão diferentes, seus filhos e netos podem ser outros...Portanto atos realizado hoje serão sentidos por toda uma vida, e o que presenciamos hoje  são atos passados.
Não podemos culpar algumas pessoas, pois não temos um grupo culpado, todos nós somos culpados, tanto por não fazer nada, quanto por fazer escolhas sem compromisso. Visamos o hoje, se continuarmos assim não teremos o amanhã. Este planeta azul vive, este planeta azul clama por ajuda, somente nos dedicando, escolhendo governantes certos (política está diretamente ligada ao caos ambiental que se instalou pois muitos viram as costas) se conseguirmos enxergar além de nosso umbigo, as escolhas serão melhores e um amanhã melhor pode ser possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário