terça-feira, 23 de abril de 2013

A Reciclagem de óleo usado, FMU, instituto triângulo e Sabesp

por Ana Carolina Rodrigues

Quem visita este humilde blog regularmente está sabendo que eu, Ana, e minha sala estamos fazendo nosso projeto integrado do semestre com o tema da reciclagem de óleo de cozinha usado. O projeto visa a conscientização dos alunos de engenharia e a comunidade em geral. Estamos divulgando, aplicando o questionário (AQUI) e fazendo o sabão ecológico, que é uma das alternativas mais simples para o reaproveitamento do óleo usado. E olha como ele ficou lindo kkkkkk

Dentre as várias receitas que existem para se produzir o sabão encontradas na literatura, a equipe do projeto, optou por uma receita simples e prática, descrita a seguir:
  • 2 litros de água;
  • 4 litros de óleo de cozinha usado;
  •  ½ copo de sabão em pó;
  • 1 kg de soda cáustica.
 Neste projeto usamos óleo comestível usado (óleo de soja) obtido por meio da coleta realizada pelos próprios alunos. Quanto ao preparo do sabão, vale ressaltar, que foi recomendado o cuidado no manuseio, uma vez que são utilizados alguns ingredientes tóxicos que não devem ser manuseados sem as devidas precauções, como luvas.
Para o preparo do sabão foi seguida a receita descrita e realizados os seguintes passos:

a) Em um recipiente foi dissolvido o sabão em pó em ½ litro de água morna;
b) Dissolveu-se a soda em 1 ½ litros de água morna;
c) O óleo foi devidamente coado;
d)As duas soluções foram adicionadas lentamente ao óleo, mexemos por 40 minutos e despejamos em caixas de leite, para secar. Após uma semana, o sabão foi desenformado.
Mas o sabão é só um detalhe.....o mais importante é a conscientização das pessoas! Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE, 2011) e projeções do agronegócio brasileiro feitas pelo Ministério da Agricultura estima-se uma produção de óleo de cozinha em 2012 de 7.162 mil toneladas (BRASIL, 2011). Do total utilizado no Brasil, apenas 2,5% é reprocessado e reinserido na cadeia produtiva. Pelo fato do óleo de cozinha usado ser insolúvel e menos denso que a água, dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando danos a vida aquática, e também, ao ser colocado nas redes coletoras de esgoto, provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem. Sendo assim é bom sabermos os programas de reciclagem que já existem por aí, né?!
Podemos destacar  o Instituto TRIÂNGULO , que já faz este trabalho. vale o click, entrem no site e conheçam!
Em Prol da Natureza!
Mascote do Programa de Reciclabem de Óleo
No desenvolvimento do nosso artigo, descobrimos um dos maiores programas de reciclagem de óleo da cidade, o da  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp
Numa bela jogada de marketing o slogan da campanha também denomina o nome do Programa de Reciclagem de Óleo e é obvio que por terem mais recursos que nós, meros estudantes, o produto obtido por eles não é o sabão e sim o BIODIESEL!!!, na verdade a Sabesp acaba destinando este óleo pra outras empresas, que usam o que seria lixo pra maioria das pessoas, em matéria prima. há muita informação e esse post ficaria muito extenso....a baixo deixarei os links!

Nenhum comentário:

Postar um comentário