terça-feira, 24 de maio de 2011

Rede Globo lança projeto RespirAR nos telejornais da cidade de São Paulo.

O jornalismo da Rede Globo lança o projeto RespirAR, que será veiculado nos telejornais de São Paulo - Bom Dia São Paulo, Radar, SPTV 1 e 2º edição. A ideia é investigar a qualidade do ar que os moradores da cidade respiram e avaliar as principais causas e consequências da poluição em São Paulo.Segundo dados do Detran, em março a cidade chegou a 7 milhões de carros emplacados. 
De acordo com o Laboratório de Poluição da Universidade de São Paulo, os veículos - não somente os carros - são os grandes responsáveis pela emissão de 90% dos poluentes que contaminam o ar.Esses são alguns dos dados que serão abordados pela reportagem da TV Globo, que também viajou para a Cidade do México, Bogotá e Curitiba para ver de perto as ações que cada uma dessas metrópoles estão fazendo para melhorar a qualidade do ar em suas cidades. A Cidade do México, por exemplo, que de acordo com a ONU em 1992 era a metrópole com maior nível de poluição do ar, agora se orgulha de ter deixado o topo da lista das dez cidades com maior níveis de poluição do ar.

Com duração prevista para três meses, RespirAR vai apresentar nas primeiras semanas reportagens que explicarão ao telespectador como é formada a poluição e as principais causas nos dias atuais. Também será exibida a série de reportagens internacionais feitas pela jornalista Flávia Freire na Cidade do México e Bogotá. O segundo momento do projeto vai contar com o auxílio de um aparelho chamado respirômetro, que contém dois medidores de qualidade de ar: um para material particulado e outro para ozônio. A bordo de um carro elétrico - com zero emissão de poluentes - a cada dia o respirômetro estará em uma região de São Paulo para realizar as medições instantâneas e mostradas ao vivo nos telejornais locais. As medições serão geradas via GPS e transformadas em gráfico desenvolvido pela Engenharia e Arte da TV Globo, elas adotarão o parâmetro internacional e serão comparadas aos parâmetros da CETESB.O objetivo é que o telespectador se familiarize com o tema e comece a entender porque é tão importante saber como está o ar que respiramos. Durante o projeto serão espalhadas urnas pela cidade com temas relacionados às ações para diminuir a poluição em São Paulo e o telespectador vai participar votando na ação que considerar mais eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário