domingo, 5 de junho de 2011

BRASIL TEM 90 MIL PRODUTORES ORGÂNICOS


Acaba de ser conhecido o primeiro resultado de pesquisas estatísticas relacionadas ao setor de orgânicos no Brasil.  O Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD Orgânicos) divulgou o trabalho “Perfil do mercado orgânico brasileiro como processo de inclusão social”, onde entre outras coisas, aponta que existem hoje no país 90 mil produtores rurais dedicados ao plantio orgânico.
A pesquisa teve por base o censo de 2006, quando pela primeira vez o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), incluiu nos questionários perguntas relativas à produção orgânica. Naquele ano o País possuía 4,4 milhões de hectares ocupados com lavoura ou pecuária orgânicas, sendo que 517 mil hectares, 10,5%, eram certificados.
O Censo de 2006 mostra que estados que se destacam na produção orgânica brasileira são Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraná, Piauí e São Paulo. Piauí possui maior área certificada, 70.341 hectares, mas em relação à diversidade dos produtos certificados, Paraná é campeão, com 49 atividades orgânicas.
Pecuária orgânica, sobretudo criação de bovinos, representaria 65% da área total destinada à atividade orgânica no País. Segundo o IPD Orgânicos, foi este estudo o responsável pelo adiamento de um ano da Lei dos Orgânicos, que entrou em vigor somente em janeiro deste ano. O motivo é que o IPD trabalhava com a base em 15 mil produtores orgânicos no País, quando surgiu em 2006 os números do IBGE apontando para existência de cerca de 90 mil produtores. No caso, a lei foi adiada para achar aonde estavam estes produtores, num número tão diferente do que era suposto.
O IPD explica que enquanto não há estatísticas precisas sobre produção orgânica no País, sobretudo a quantidade correta de produtores, que será revelada somente pelo Cadastro Nacional dos Produtores Orgânicos (previsto na nova lei), os números do IBGE servirão de base para políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário