domingo, 5 de junho de 2011

CAMPANHA PERMANENTE CONTRA AGROTÓXICOS

Cada brasileiro consome em média 5,2 litros de agrotóxicos por ano, garantem pesquisadores. Por esta e outras coisas, foi lançada no Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a campanha permanente contra uso de agrotóxicos para alertar que veneno nos cultivos agrícolas prejudica saúde das pessoas e do meio ambiente.
O Brasil foi considerado, em 2009, maior consumidor de agrotóxicos pelo segundo ano consecutivo. A campanha é organizada por mais de 20 entidades e movimentos sociais, com atividades em todo o país. Objetivo e conscientizar sobre necessidade de outro modelo de produção agrícola, baseado no respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente.
A campanha alerta que agrotóxicos causam série de doenças como câncer, problemas hormonais, problema neurológicos, má formação do feto, depressão, doenças de pele, problemas de rim, diarréia, entre outras. Recentemente pesquisa detectou presença de agrotóxicos no leite materno. Além da proibição definitiva de venenos, a campanha afirma que saída para alimentação saudável e diversificada está no fortalecimento da agricultura familiar e camponesa.
Organizadores da campanha afirmam que Anvisa está disposta a discutir uso de produtos tóxicos, mas que existe resistência de setores do próprio governo e do legislativo. A campanha pretende eliminar dificuldades de informação sobre riscos de agrotóxicos no sistema de saúde. Organizadores dizem que Ministério da Saúde ainda é omisso no enfrentamento da identificação das intoxicações, tanto na saúde do trabalhador, quanto na saúde ambiental. 
(Fonte: Fiocruz/EcoAgência)


Nenhum comentário:

Postar um comentário