quarta-feira, 8 de junho de 2011

COMPOSTAGEM: SOLUÇÃO PARA O LIXO ORGÂNICO


Como restos de plantas e animais se decompõem com ajuda de minhocas, fungos, bactérias e outros microorganismos, o resultado é um nutritivo material chamado adubo orgânico ou composto.
A fabricação da compostagem imita o processo natural, porém com resultados mais rápidos e controlados.
O sistema pode ser produzido em usinas ou dentro de apartamento. Afinal, medindo-se corretamente escalas, é possível reciclar lixo orgânico em qualquer lugar.
A compostagem cria material nutritivo que auxilia plantas no desenvolvimento e crescimento, evita surgimento de pragas e doenças, e fornece nutrientes para solo. Aumenta, também, a capacidade da terra para filtrar mais água, reduzindo erosões, estimula o desenvolvimento das raízes, e equilibra a temperatura e nível de acidez do solo.
Restos de legumes, verduras, frutas e alimentos, filtros e borra de café, cascas de ovos e saquinhos de chá, galhos de poda, palha, flores de galho e cascas de árvores, papel de cozinha, caixas para ovos e jornal, penas e cabelos, palhas secas e grama, tudo isso somente em pequenas quantidades, pode ser compostado.
O que não pode? Materiais não putrescíveis ou de difícil decomposição, e outros por razões de higiene ou por conterem substâncias poluentes, como carne, peixe, gordura e queijo, plantas doentes e ervas daninhas, vidro, metais e plásticos, couro, borracha e tecidos, verniz, restos de tinta, óleos, todo tipo de produto químico e resto de produto de limpeza, cinzas de cigarro, de madeira e de carvão, inclusive de churrasco, saco e conteúdo de aspirador de pó, fezes de animais domésticos, papel higiênico e fraldas. 
(Fonte: EcoDesenvolvimento)


Nenhum comentário:

Postar um comentário