segunda-feira, 13 de junho de 2011

Uma ecocidade inspirada no sistema nervoso humano em Portugal


Cidade verde 
As ecocidades não são nenhuma novidade no entanto um novo projeto em construção nos arredores da cidade de Paredes, em Portugal, apresenta uma ideia interessante: o PlanIT Valley será uma cidade inspirada em um organismo vivo, com um sistema nervoso artificial, “órgãos” e um “cérebro” para controlar o funcionamento geral da mesma.A IDEIA

A cidade deve contar com uma rede de sensores (o “sistema nervoso”) que enviará informações sobre ocupação, temperatura, umidade e consumo energético de cada edifício a um computador central (o “cérebro”).  Ali, as informações serão combinadas com dados sobre a produção de energia foto-elétrica e eólica da comunidade, uso de água e lixo produzido. Estas informações ajudarão a entender melhor as necessidades energéticas e regular o abastecimento. Reunindo dados sobre o tempo, será possível prever se um dia nublado pode não conseguir gerar a quantidade suficiente de energia solar e, então, acionar o uso de energia anteriormente armazenada.
O projeto desenvolvido por Living PlanIT, possui características semelhantes às de outras ecocidades, como tratamento de água (o “rim”), tratamento de resíduos (o “estômago” da cidade, que usaria os dejetos para gerar energia), e geração de energia renovável in situ, além de coberturas verdes para melhorar a temperatura e absorver água da chuva.
Cidade verde 2 
Os moradores não precisarão separar o lixo em casa, isso será feito por um sistema central. Mas, diferentemente de outros projetos, o PlanIT Valley ficará numa localização próxima de estações de transporte público já existentes, e não isolada (uma crítica que muitas vezes é feita a esse tipo de iniciativa é a distância dos grandes centros urbanos).
De acordo com seus criadores, as ideias e sistemas informáticos poderiam ser aplicados a comunidades já existentes. O projeto deve ser concluído em 2015, com a construção de edifícios pré-fabricados com formato hexagonal para um uso mais eficiente do espaço.
O PlanIT Valley também contará com outras facilidades tecnológicas como um sistema para encontrar crianças perdidas e espaços de estacionamento, por meio de câmeras de segurança e dados da cidade. Levando em conta que os sistemas e organismos naturais estão em equilíbrio no planeta há bilhões de anos, é realmente inteligente que eles sirvam de inspiração para as cidades do futuro. Saiba mais sobre o PlanIT Valley no site da empresa e no Facebook.
Fonte :http://blogs.discoverybrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário