quarta-feira, 27 de julho de 2011

Copos descartáveis são transformados em réguas e canetas


Através do processo de reciclagem, o plástico dos copos é usado para a fabricação de canetas e réguas. l Foto: Gustavo Tilio / AAN
Através do processo de reciclagem, o plástico dos copos é usado para a fabricação de canetas e réguas. l Foto: Gustavo Tilio / AAN
Foto: Projeto Recicle / Estadão
Na Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo, os copos descartáveis usados no campus não vão para o lixo. Há quatro anos, o Projeto Recicle, criado por José Maria da Silva, funcionário do Laboratório de Protótipos da Faculdade de Engenharia Agrícola, transforma os resíduos em novos produtos.
A eficiência do projeto rendeu ao idealizador parceria com a universidade e com empresas. Através do processo de reciclagem, o plástico dos copos é usado para a fabricação de canetas e réguas.
O trabalho começa com a coleta. Essa etapa é bastante importante para manter a qualidade do restante do processo. Por isso, é preciso descartar os copos adequadamente, sem misturá-lo a outros resíduos. Esse cuidado garante economia em outras etapas. Para facilitar o trabalho, Silva criou uma máquina que recolhe, lava e ainda mostra o peso dos copos coletados.
Depois de limpo, o plástico é moído e seco, para que possa ser derretido, virando uma massa. Essa textura do material permite que ele seja cortado, depositado em máquinas injetoras, da mesma forma que ocorre com o plástico usado pela primeira vez, e moldado de acordo com a necessidade específica do produto a ser fabricado.
Segundo o criador do projeto, com apenas uma bandeja de iogurte é possível fazer seis canetas, enquanto um copo de 500 ml se transforma em uma régua e uma caneta. Além de reaproveitar o resíduo que levaria anos para se decompor, o projeto incentiva a conscientização. Para isso, as canetas levam consigo os dizeres: “Essa caneta foi produzida com três copos descartáveis”. Assim, as pessoas que a usam são atraídas a refletirem sobre o uso do plástico.
Até abril deste ano, o projeto já havia produzido 29 mil canetas, além de outros produtos derivados do plástico. Em 2009, o Projeto fez uma parceria com o Exército Brasileiro e enviou produtos reciclados ao Haiti. Silva também realiza palestras sobre a conscientização e reciclagem na cidade de Campinas e em localidades próximas, no interior de São Paulo. Com informações do Estadão e RAC.
Fonte: Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário