quarta-feira, 27 de julho de 2011

Exemplo a ser seguido....França lança projeto eólico de 10 bilhões de euros


Semeando vento
O governo francês de Nicolas Sarkozy lançou uma proposta de 10 bilhões de euros para a construção de 1.200 turbinas em cinco diferentes parques eólicos. O objetivo é diversificar a geração de energia da França com fontes renováveis (eles dependem excessivamente da energia nuclear, que corresponde a 80% do consumo), e fazer com que 23% da energia provenha de fontes renováveis até o ano de 2020. Os parques eólicos ficarão na costa francesa, a norte e a oeste, e devem produzir cerca de 3,5% da eletricidade do país, segundo autoridades do governo. Os parques devem entrar em funcionamento entre 2015 e 2020.
Após o desastre nuclear em Fukushima, Japão, e com a proximidade das eleições presidenciais de 2012, o apoio político a essa fonte de energia está começando a crescer. O Partido Socialista francês, historicamente pró-nuclear, está negociando uma aliança eleitoral com o partido ambientalista do país, Europe Ecologie, que faz campanha para acabar com a dependência da energia nuclear. 
O projeto de parque eólico não só ameniza as preocupações dos eleitores como também ajuda a estimular uma luta nacional em prol da energia eólica, dizem alguns analistas.
Comparando com a vizinha Alemanha, a França tem evoluído pouco no que diz respeito à energia renovável – que corresponde a 12,4% da produção de energia, contra 16,9% da Alemanha. 
Dez mil empregos devem ser gerados com este projeto. E, se a nova indústria de energia eólica criar raízes, muitos deles poderão ser fixos.
Fonte:Discovery Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário