quinta-feira, 28 de julho de 2011

Casa de baixa renda em SP ganha jardim vertical com garrafas PET


O estúdio de design brasileiro Rosenbaum, de Marcelo Rosenbaum, colabora com o programa de TV Caldeirão do Huck em um quadro chamado Lar Doce Lar, que ajuda famílias a reformar suas casas com o objetivo de melhorar sua vida e sua auto-estima.
Em seu último trabalho com uma família que mora no subúrbio de São Paulo, a empresa incluiu este belo jardim vertical, feito com garrafas PET recicladas.
Embora a ideia em si já seja legal, é bem melhor quando sabemos que faz parte de um projeto para melhorar a vida de três mulheres (mãe e duas filhas) que vivem em uma casa de um quarto, com uma renda mensal de apenas 200 Reais.
Montar uma fazenda urbana não foi mero capricho da designer: as mulheres já possuíam consciência ecológica e faziam canteiros com embalagens de alimentos.
É claro que o arranjo foi pensado para plantas que não precisam de muito espaço para crescer, como temperos e ervas medicinais.
Quanto à estrutura, as fotos são auto-explicativas, mas a reação do público foi tão positiva que o designer publicou um pequeno tutorial, mostrando como cortar e pendurar as garrafas.
O design da casa, como um todo, é muito bonito, e você pode conferir mais fotos da cozinha, quarto e sala no website da Rosenbaum.
É encorajador ver que há designers aplicando seu talento neste tipo de propostas, em vez de se concentrarem em criar mais coisas.

Um comentário: