sábado, 2 de julho de 2011

Google investe 280 milhões para tornar a energia solar mais acessível


Um dos grandes problemas para a expansão do uso da energia solar é o grande investimento necessário para instalar esse tipo de tecnologia nas residências. Em resposta a isso, a empresa SolarCity criou um interessante modelo de negócio que permite o aumento da produção de energia limpa. A companhia oferece um “leasing” de painéis solares em troca de uma cota mensal.
O custo do pagamento mensal, somado à conta de luz (mais baixa, por conta da economia gerada pelos painéis) é menor do que o que uma pessoa pagaria se usasse a eletricidade da rede pública. Além disso, o proprietário da casa não precisa se preocupar com os custos de manutenção, serviço já incluso no contrato.
Esse interessante modelo terá um salto significativo depois que o gigante da internet, o Google, anunciou investimentos da ordem de 280 milhões de dólares para ajudar a SolarCity a financiar mais instalações.
“Esse é o maior investimento em energia limpa já foi feito até o momento, e eleva a soma investida no setor para 680 milhões de dólares. Além disso, fizemos uma sociedade para oferecer o serviço da SolarCity com desconto para funcionários do Google”, afirmou Rick Needham, diretor de operações do segmento de Negócios Verdes da empresa em um comunicado oficial.  
O Google vem investindo em projetos de produção de energia eólica e solar em grande escala nos Estados Unidos e Europa, mas essa ação apoia o desenvolvimento da produção distribuída, ou seja, produzida e consumida no mesmo lugar. É mais eficiente do que a produção centralizada, já que se perde menos energia no transporte.
Concluindo o comunicado, Needham esclarece que as ações da empresa não têm fins meramente “filantrópicos”. De fato, O Globo destaca que o Google receberá incentivos fiscais e cobrará lucros da SolarCity.
No entanto, a geração descentralizada e soluções como as propostas pela SolarCity parecem indicar o caminho para a expansão do uso de energias limpas, essenciais para reduzir as emissões de carbono e evitar as consequências de mudanças climáticas perigosas. Portanto, essa é uma ótima notícia para a sociedade.
Fonte:google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário