terça-feira, 9 de agosto de 2011

Diesel de Cana-de-açúcar entra em teste no Brasil


Entre tantas novidade no setor de transporte “verde”, a empresa  Amyris Brasil vem se destacando. A mais recente aposta é um diesel que leva  cana-de-açúcar em sua composição, deixando de lado ingredientes derivados do petróleo.
Os frutos dessa iniciativa sustentável já estão sendo colhidos. Parte da frota de ônibus de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo já testa o “novo” combustível, que transforma plantas em combustíveis. O Brasil anda tão animado com a novidade que lançou recentemente o projeto “Diesel de Cana – rumo a 2016″, durante o Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transporte, no Rio de Janeiro. Serão em 2016 os Jogos Olímpico no Rio.
O plano é uma parceria entre governo do Rio, prefeitura carioca e a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor). Os primeiros testes dessa aliança vão mover 12 ônibus de duas linhas. A partir de 2012, o diesel feito com cana-de-açúcar será produzido em larga escala.
Já em São Paulo, a ideia é colocar nas ruas 160 ônibus ainda em agosto. Na composição do combustível, haverá 10% de diesel renovável e os outros 90% serão derivados do biodiesel e do diesel de petróleo fornecidos pela Petrobrás Distribuidora.


“Após o lançamento bem sucedido de nossa primeira unidade de produção em escala industrial e os resultados positivos dos testes com frotas no Brasil, estamos entusiasmados por sermos o fornecedor comercial de combustível renovável para ônibus na maior cidade brasileira. Ao longo do próximo ano, à medida que expandimos nossos acordos de fornecimento com as frotas de ônibus de São Paulo, esperamos alcançar 10 a 12 milhões de dólares em vendas por ano”, afirmou John Melo, CEO da Amyris, ao portal Eco Desenvolvimento.

Fonte:Greenvana

Nenhum comentário:

Postar um comentário