terça-feira, 9 de agosto de 2011

Intervenção urbana demonstra a pedestres os riscos de atravessar mal a rua


Intervencion-urbana-puente-peatonal

Uma das muitas questões a serem resolvidas em zonas urbanas cada vez maiores é a interação entre as pessoas no trânsito: pedestres, cicilistas, condutores de transportes públicos e motoristas de automóveis precisam coexistir em harmonia para poderem circular de forma rápida, segura e sustentável.
Há alguns meses, um incidente ocorrido em Porto Alegre, provocado pela intolerância de um motorista, já alertou sobre a importância de cultivarmos a responsabilidade e a paz no trânsito.
Embora neste caso a irresponsabilidade tenha sido do condutor, muitas vezes quem deve estar atento é o pedestre, atravessando a rua nos espaços designados e respeitando a sinalização de trânsito. Nem sempre isso é fácil, já que as pessoas não percebem os riscos que correm ao adotar determinadas posturas.
Convocados pelo Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores do Ocidente (ITESO), um grupo de designers mexicanos realizou uma intervenção em Guadalajara para alertar a população sobre os riscos de atravessar uma rua muito movimentada sem utilizar a passarela. 
Utilizando papel, cola e muita criatividade, os designers criaram uma instalação muito simples. Uma série de linhas pontilhadas se bifurcava em duas alternativas: uma linha reta atravessava a rua, onde havia o contorno de uma pessoa estendida no chão, simulando um acidente, e um caminho que levava à passarela.
O vídeo abaixo (via Transeúnte.org) demonstra como a ideia foi implementada e o impacto positivo que gerou:
 
Segundo os criadores da ação, antes do evento, apenas 3 em cada 10 pessoas usavam a passarela, número que subiu para 9 entre 10 durante a instalação.
É interessante notar como é possível mudar o comportamento das pessoas com ações muito simples. Você se acha responsável ao caminhar pelas ruas e interagir com os veículos?
Fontes:TreeHugger Brasi e You ube

Nenhum comentário:

Postar um comentário