terça-feira, 30 de agosto de 2011

Empregos, exportações, melhores salários: os efeitos positivos da “economia verde”


Economia-verde
 
                             “ A energia limpa gera empregos” – cartaz exibido em manifestação em Seattle, Estados Unidos
Com a frequência maior de desastres naturais e consequências climáticas cada vez mais evidentes, a necessidade de reduzir emissões de carbono e desenvolver uma economia verde torna-se realidade. Embora o caminho para um futuro sustentável às vezes não pareça compatível com o crescimento econômico, o desenvolvimento de novas tecnologias verdes, produtos de menor impacto ambiental e novos serviços geram um movimento econômico que pode ser até maior que o da economia “tradicional”.
O problema é que as atividades sustentáveis estão integradas a diversos setores da economia, e é difícil estimar exatamente qual seria seu impacto. Por essa razão, um estudo realizado pela organização sem fins lucrativos The Brookings Institution é particularmente interessante. A instituição analisou as estatísticas de emprego de atividades relacionadas à economia limpa nos Estados Unidos para ter uma ideia mais clara de seus efeitos positivos.
Os resultados? As atividades relacionadas à economia limpa desenvolvem-se mais lentamente, mas geram mais empregos, melhores salários e promovem a exportação.
Alguns dados do relatório da pesquisa (todos referentes aos Estados Unidos):
- A economia limpa emprega 2,7 milhões de trabalhadores em diversas áreas da indústria. Essas atividades geram mais empregos que a indústria dos combustíveis fósseis. A maioria dessas vagas surge em segmentos tradicionais, como o transporte público e o tratamento de águas, mas há muitos empregos em áreas mais novas, como na produção de painéis fotoelétricos, energia eólica, biocombustíveis, entre outras.
- A economia limpa cresceu mais lentamente que a nacional entre 2003 e 2010, mas os novos segmentos de tecnologias limpas geraram um número significativo de emprego; o desempenho da economia limpa também foi superior ao da nacional durante a recessão.
- Os estabelecimentos ligados à economia limpa criaram meio milhão de novos empregos entre 2003 e 2010.
- Cerca de 26% dos empregos gerados por essas atividades estão na indústria manufatureira. Na economia geral, apenas 9%.
- Os estabelecimentos da economia limpa exportam duas vezes mais que aqueles da economia geral.
- O valor médio pago por um trabalho realizado com economia limpa é 13% mais alto que os realizados na economia geral.
Os dados são contundentes ao demonstrar que um futuro mais verde pode ser sustentável também no que tange ao desenvolvimento econômico. As consequências do aquecimento global são muito perigosas para não escolhermos esse caminho.

Fonte:TreeHugger Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário