terça-feira, 30 de agosto de 2011

França e Brasil firmam parceria por produção de água potável


A empresa brasileira Solstice e a francesa  Eole Water entraram em um acordo de parceria exclusiva, a fim de introduzir no Brasil uma tecnologia reconhecida no campo da produção de água por condensação, que servirá para consumo humano, respeitando as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Trata-se de uma turbina eólica em que a energia é usada para liquefazer o vapor do ar. A umidade é sugada para cima e depois condensada, o fenômeno é semelhante à formação das nuvens transformando o ar em chuva. Assim, a água é extraída a partir do ar.
Depois disso, ela é tratada por um processo de filtração e armazenada em um tanque com capacidade para mil litros. A água limpa é mantida sempre em movimento.
De acordo com a Eole, todo o processo é limpo, não gera resíduos, não existem produtos químicos nos tratamentos e ele não emite poluentes.
De acordo com Penélope Valente, consultora da Solstice, “essa é uma tecnologia nova, que além de levar água potável para pessoas que não têm, é um avanço para a economia verde. O Brasil tem recursos climáticos para levar o mundo inteiro adiante e uma tecnologia dessas é um passo a frente”.
Não se sabe ainda quais locais receberão as turbinas, porém a ideia é levá-las a comunidades isoladas que não têm acesso a água potável.
A realidade climática brasileira permite que com o uso desta tecnologia no país seja possível extrair 1500 litros de água a cada oito horas de funcionamento da turbina, que pode ser regulada para gerar mais água ou energia, de acordo com a necessidade local.
Esta parceria exclusiva significa que as pessoas que vivem em áreas remotas, onde não há água potável, terão acesso a este recurso natural resolvendo parte do problema de abastecimento de água. Ele permite a coleta de água potável todos os dias sem fonte externa de energia, respeitando o meio ambiente. Com informações doBlog Solstice WordpressGreenvana , Eco D e Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário