terça-feira, 12 de julho de 2011

Artista plástico faz intervenções urbanas em muros de grandes cidades

O conhecido muralista e artista plástico termina nesta terça-feira (12), duas novas intervenções urbanas em São Paulo, na av. Rebouças e na rua Alvarenga, dando sequência ao seu novo projeto, o Greenpincel. Kobra é o idealizador do conhecido projeto "Muro das Memórias", que remete a cenas da "São Paulo Antiga". É também autor de várias obras em 3D em São Paulo e outras cidades brasileiras. Na semana passada inaugurou no Rio de Janeiro diversas obras no Complexo do Alemão.
Dentro de seu novo projeto Grennpincel, o artista preparou um chocante mural de "boas-vindas", chamado "Welcome to Amazônia", na av. Rebouças, 167, com cerca de 7mX5m. O cenário mostra um ambiente arrasado. Kobra também dá toques finais ao mural feito na semana passada, o "CO2", na rua Alvarenga, 2.400.
Segundo Kobra, o Greenpincel pretende denunciar e combater artisticamente as várias formas de agressão do homem à natureza. "Todas as tragédias naturais que têm acontecido em nosso planeta mostram que proteger os animais e a natureza como um todo é também uma forma de protegermos o ser humano", diz.
O Greenpincel marca uma nova etapa nas obras de rua do artista, que buscam basicamente preservar a memória e trazer beleza aos paulistanos, em meio à correria do dia-a-dia. "Gosto muito de resgatar a história e levar beleza às ruas das cidades, o que faço principalmente no projeto 'Muro das Memórias', mas há situações de denúncia em que devemos chocar, mostrando, como disse, artisticamente as agressões feitas contra o nosso Planeta", afirma Eduardo Kobra.
Kobra é um expoente da neo-vanguarda paulista. Seu talento brota por volta de 1987, no bairro do Campo Limpo com o pixo e o graffiti, caros ao movimento Hip Hop, e se espalha pela cidade. Com os desdobramentos que a arte urbana ganhou em São Paulo, ele derivou – com o Studio Kobra, criado nos anos 90 - para um muralismo original - inspirado em muitos artistas, especialmente os pintores mexicanos - beneficiando-se das características de artista experimentador, bom desenhista e hábil pintor realista. Suas criações são ricas em detalhes, que mesclam realidade e um certo "transformismo" grafiteiro.
Arte e Inclusão Social
O muralista e artista plástico inaugurou na última sexta-feira (8), as obras que fez em três estações do teleférico do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Além disso, fez uma intervenção artística com cerca de 40 crianças e adolescentes da comunidade, a maioria do grupo Oca dos Curumins. Kobra pediu que os jovens fizessem em casa desenhos e frases alusivos aos seus sonhos para a comunidade em que vivem e o planeta como um todo. Juntos, eles aplicaram os trabalhos em um muro de cerca de 10mx4m.
Fonte: Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário