A luta contra o aquecimento global pode não fazer tanto sentido se a referência forem os grandes eventos climáticos ou a quantidade de poluição liberada pela indústria. Mas, isso muda quando a pergunta se torna pessoal: O que eu posso fazer para reduzir o meu impacto no mundo e ter a consciência tranquila, com a certeza de que ofereço sempre o meu melhor ao mundo?
O site norte-americano greenUPGRADER deu cinco dicas de coisas que podem ser feitas no dia a dia para reduzir a sua pegada ambiental e o CicloVivo mostra todas elas para você.
1. Evite o Triclosan
O Triclosan é um produto químico antimicrobiano que está presente em diversos produtos de higiene pessoal. No entanto, ele pode ser muito prejudicial para o meio ambiente, quando entra no sistema de esgoto ou nos cursos d’água. Além disso, muitos cientistas consideram este produto perigoso para a saúde humana, primeiro porque ele inibe a autodefesa do organismo, segundo porque ele faz parte de uma lista de substâncias suspeitas de causarem câncer.
Portanto, a dica é observar a composição dos cremes, sabonetes, xampus e outros itens de higiene pessoal, e evitar todos aqueles que tiverem Triclosan.
2. Use um balde no chuveiro para economizar água
Esta dica não é para incentivar o banho de “canequinha”, mas sim para oferecer uma alternativa ao gasto desnecessário de água no banho. Mantenha sempre um balde no box do banheiro e coloque-o embaixo do chuveiro enquanto a água esquenta. Esse cuidado pode evitar diariamente o desperdício de até cinco litros de água limpa, que posteriormente pode ter outra utilidade.
3. Evite o ar-condicionado
Em boa parte do tempo em que o ar-condicionado está ligado, ele poderia ser substituído simplesmente pela ventilação natural. Quando o uso dele for imprescindível, utilize temperaturas mais amenas, pois assim o consumo energético é reduzido.
4. Reaproveite os resíduos
Boa parte das embalagens que são descartadas diariamente poderia ser transformada em outras coisas. Garrafas PET, papelão e embalagens Tetra Pak, são exemplos de materiais altamente valiosos para artesanatos. Portanto, antes de colocá-los na lixeira pense se eles não seriam úteis novamente. Esse cuidado reduz a quantidade de resíduos que vai para os aterros sanitários e ainda impede o uso de novas matérias-primas.
5. Desligue as luzes
Ter consciência ambiental é entender que tudo o que fazemos tem um impacto, mesmo que não seja possível enxergá-lo na rotina. A energia elétrica que chega aos nossos lares necessita de recursos naturais para ser produzida, portanto quanto mais gastamos, mais impacto causamos. Diante disso, é essencial evitar o desperdício, desligando luzes e aparelhos elétricos, sempre que estiverem fora de uso. Os pais devem ensinar isso aos filhos desde pequenos, para que seja um hábito por toda a vida. O mesmo cuidado pode ser aplicado ao uso de água.
Crédito de Imagem: Divulgação livro "O Mundo em que Vivemos"
Nenhum comentário:
Postar um comentário