quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Baiano Pituaçu será o 1º estádio solar do país


Projeto que vai tornar a arena autosuficiente em energia deve ser concluído até dezembro.

Placas solares na coberura do estádio Pituaçu, em Salvador
Durante o mundial de futebol em 2014, o Pituaçu vai ser usado para treinamento das seleções
São Paulo – Ele não está entre os 12 gigantes que sediarão a Copa 2014, mas promete brilhar. O estádio Governador Professor Roberto Santos, mais conhecido como Pituaçu, em Salvador, vai ganhar até o fim do ano uma mega cobertura de paineis fotovoltáicos, tornando-se assim a primeira arena brasileira totalmente alimentada por energia solar. Durante o mundial de futebol, ele vai ser usado para treinamento das seleções.Aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e terá geração anual de 630 MW/h – carga 75% maior do que o consumo de energia do estádio ao longo de um ano.
“Essa energia é suficiente para abastecer as instalações do estádio e também o edifício da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia”, diz a assessora de eficiência energética da distribuidora, Ana Christina Mascarenhas. Na prática, ao se tornar autosuficiente em energia, o Pituaçu deverá economizar cerca de R$ 200 mil reais por ano.
Orçado em R$ 5,5 milhões, montante que será arcado pela Coelba (52%) e pelo Governo da Bahia (48%), o sistema solar deve começar a operar em dezembro. Nos próximos cinco anos, a Aneel acompanhará o projeto piloto, por meio de relatórios técnicos enviados pela companhia elétrica sobre os principais resultados alcançados.
“Nossa proposta é fazer do Pituaçu um estádio de demonstração das possibilidades de uso da tecnologia solar no país, a exemplo do que já acontece lá fora”, ressalta Ana, referindo-se aos estádios Badenova Stadium, de Freiburg, na Alemanha, e o Stade de Suissse Wandkdorf National, em Berna, na Suíça, que utilizam essa tecnologia limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário