segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Patagonia incentiva compra de produtos usados no eBay



Até mesmo a rebelde marca de roupas Patagonia consegue se superar na ousadia. Como uma extensão de seu longevo programa Common Threads (em que recicla peças de vestuário criando novas fibras), a marca agora se associou ao eBay, o maior site de comércio on-line do mundo, para promover a venda de suas roupas e calçados em segunda mão.
"O programa pede aos consumidores que não comprem nada de que não precisem. Se realmente precisarem, então que comprem algo que dure muito tempo, consertem o que quebrarem, e reutilizem ou revendam o que não usam mais. E, por fim, reciclem o que já estiver bem desgastado”, explica Yvon Chouinard, dono e fundador da Patagonia.
"Somos a primeira empresa a incentivar os clientes a assumir um compromisso formal e ser tornarem nossos parceiros no esforço de reduzir o consumo, e evitar que os produtos acabem em aterros sanitários ou no incinerador”, destaca.
Ao assinar o compromisso, os usuários do eBay ganham o direito de exibir seus produtos na loja exclusiva da Iniciativa Common Threads. Na última vez que conferimos a página, já havia quase 100 peças de roupas usadas da Patagonia.
Quando este artigo foi escrito, o link do eBay estava bem visível na página inicial da Patagonia, que se abre dentro do próprio website.
Quantas empresas você conhece, com vendas anuais de mais de US$ 40 milhões, que pedem a seus clientes que não comprem seus produtos, ou os adquiram de segunda mão como primeira opção de compra? Provavelmente, o mesmo número que doou US$43 milhões em dinheiro e em doações em espécie a causas ambientais.
Duvidamos que a campanha “compre-no-eBay-antes” afete as vendas de novos produtos a curto prazo. Pode até acontecer o oposto – uma expansão da base de clientes, que se identificam com uma marca preocupada com a sustentabilidade de sua produção e usa poliéster e algodão orgânicos em seus produtos. Afinal, este é um mantra de vendas realmente impressionante:
• Reduza o que você tem.
• Repare o que puder.
• Reutilize o que possui. Venda o que não precisa. Compre usado, se puder.
• Recicle todo o resto.
• Reimagine um mundo sustentável.
Fonte:Treehugger Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário