Imagem: Através das dunas e da poeira, trilhas felizes na Lua. Crédito: NASA/ASU
Por Irene Klotz
As idas e vindas da tripulação das três missões Apollo aparecem em novas fotos captadas pelas lentes potentes da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO).
A visão panorâmica da superfície lunar revela pegadas, marcas de equipamentos e rastros de veículos exploradores (rovers), deixados pelosastronautas das missões Apollo 12, 14 e 17 – três das seis expedições à Lua que ocorreram entre 1969 e 1972.
"São imagens realmente incríveis”, descreve o diretor da divisão de Ciência Espacial da NASA, Ed Weiler.
Em imagens anteriores captadas pela LRO, os rastros dos rovers eram visíveis, mas não tão nítidos como as linhas paralelas das novas fotos. Também é possível ver as marcas de pegadas dos astronautas enquanto exploravam a superfície e instalavam os equipamentos.
"Podemos refazer os passos dos astronautas até o ponto onde recolheram as amostras lunares”, afirmou em um comunicado o geólogo lunar Noah Petro, do Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA, em Greenbelt, Maryland.
Para registrar as imagens em close-up, a LRO sobrevoou a superfície da Lua a cerca de 20 mil metros. Geralmente, a sonda se posiciona a uma altitude de 50 mil metros.
"Essas imagens evocam a fantástica história das missões Apollo e nos estimulam a prosseguir com a exploração do nosso Sistema Solar”, declarou o diretor da divisão de Ciências Planetárias da NASA, Jim Green.
Nenhum comentário:
Postar um comentário