Para ressaltar essa importância, a indústria quer entrar no Guinness World Records (Livro dos Recordes), com a construção da maior obra do mundo feita com tijolos de lixo orgânico, com área de 10 mil m, que tende a ficar pronta no final do ano de 2012.
"Este tijolo e feito com notas de dinheiro sem utilização na Casa da Moeda, aqui contém 30 mil reais em notas de dinheiro", destaca Marcos.
Tijolo Modular
Em virtude do sistema vazado e encaixe na vertical, o tijolo modular permite a passagem tanto dos dutos elétricos quanto do sistema hidráulico, e entre outros, evita a quebra de paredes para passar os fios.
Assim, se evita o aumento de entulhos, o desperdício com materiais, quebra-quebra e a restauração das paredes, sendo que no sistema convencional de construção este tipo de prejuízo é inevitável.
Vale ressaltar que casas construídas com tijolos ecológicos são aprovadas pela Caixa Econômica, pois é um material normatizado e que possui certificação pela ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas).
Pisos
Os pisos ecológicos são permeáveis, fazendo com que ocorra absorção da água. Eles podem ser retirados e recolocados, permitindo consertos subterrâneos em calçadas e vias, sem remendos, além de possuir variedade de cores e facilidade em assentamento. Existem ainda modelos de piso tátil, que facilita na percepção de pessoas com deficiência visual e baixa visão.
Que tal assentar uma parede com cola?
O tijolo ecológico pode ser assentado de varias formas, a cola PVA é uma das maneiras mais prática e rápida, também podemos utilizar a argamassa de assentamento convencional ou uma mistura feita de cola, água e o próprio solo. Por ser um sistema de modular, dependendo do projeto proposto, podemos dispensar a cola entre os tijolos a utilizar somente o sistema de encaixe dos tijolos.
Revestimentos
Qualquer tipo de revestimento pode ser aplicado em um tijolo ecológico, sem qualquer de preparação especifica. Dentre muitos revestimentos podemos citar a argamassa, para fixar os azulejos e pastilhas, grafiáto, texturas, reboco, tinta a base de água, tinta a base de óleo, resinas, impermeabilizantes, vernizes, gesso e papel de parede. Devida a perfeição da parede, menos material será utilizado para finalizar a obra.
Fonte: PreserveMT/Correio do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário