Em Dubai parece haver um sol para cada um que ande por lá. A “Vila Vertical” projetada pelos alemães do Graft Lab extrairia o máximo de energia possível dessa realidade e não apenas no sentido figurado.
Os captadores de energia solar teriam capacidade de se adaptar ao movimento da Terra, o que garantiria o máximo de eficiência independentemente da hora do dia ou da posição em relação ao sol ao longo do ano.
Além disso, as placas seriam dispostas de forma a se tornar um escudo contra esses mesmos raios solares, protegendo as lajes e reduzindo o calor absorvido pelo edifício.
Ou seja, ao mesmo tempo em que gerariam o máximo de energia solar, reduziriam o consumo de eletricidade com seu resfriamento por ar-condicionado.
Como se fosse uma folha de árvore realizando fotossínteses, “veias” aqueceriam água e distribuiriam essa energia captada de forma mais eficaz, reduzindo as perdas.
Sob o telhado mais baixo ficariam cinemas, lojas, restaurantes e outras opções de entretenimento, enquanto os edifícios verticais comportariam hotel e unidades residenciais.
fonte Greenvana
Nenhum comentário:
Postar um comentário