sábado, 1 de outubro de 2011

Compostagem caseira reduz produção de lixo doméstico


Optar pela compostagem é uma ótima alternativa para reduzir a quantidade de resíduos que é destinada diariamente aos lixões e aterros sanitários. Ao contrário do que se possa pensar, essa é uma técnica simples de reaproveitamento que pode ser colocada em prática por qualquer pessoa.
Segundo dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, do Paraná, aproximadamente 52% do lixo doméstico dos brasileiros é formado por resíduos orgânicos, que podem ser valiosos em trabalhos de compostagem, assim como os resíduos secos são importantes para a reciclagem.
A matéria orgânica é uma das principais causas de emissões do gás metano nos aterros sanitários. Durante a sua composição, esses detritos emitem este gás causador do efeito estufa, que chega a ser 21 vezes mais perigoso que o CO2.
Fazer uso da técnica de compostagem é uma atividade bem simples e as composteiras variam em tamanho e formatos, para que até mesmo as pessoas que moram em apartamentos consigam utilizá-las. Existem lojas que comercializam o acessório pronto, mas também é possível fazer um modelo caseiro.
Para construir uma composteira é necessário ter três caixas plásticas empilhadas, com furos feitos ao fundo. A caixa debaixo deve ser equipada como uma torneirinha, pois por ela será eliminado todo o chorume produzido pela decomposição dos alimentos. A caixa do meio será o depósito dos resíduos orgânicos, que devem ser armazenados juntamente com material seco, uma das opções é a utilização de serragem. Deve sempre ser colocada uma parte de material seco, para cada duas de lixo orgânico. Por fim, o nível superior deve ser usado somente quando o segundo estiver cheio.
Para auxiliar no processo, triture os alimentos antes de despejá-los na composteira e use minhocas na caixa do meio, juntamente com a serragem ou terra.  Elas tornarão o trabalho mais rápido e também servirão como indicativo de que o adubo está pronto. Isso acontece quando as minhocas migram para a caixa superior, através dos pequenos buracos.
O material resultante deste processo de compostagem é um adubo, rico em nutrientes, que pode ser aplicado ao solo para fortalecer as plantas. O chorume, por sua vez, pode ser misturado à água e ser usado como biofertilizante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário