quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Facebook vai ter aplicativo de consumo de energia

Rede social ajudará na economia e eficiência

O Facebook, o Conselho Nacional de Defesa dos Recursos (NRDC) e a Opower anunciaram ontem uma parceria inédita, com o uso da rede social como ferramenta para despertar a consciência dos consumidores sobre o consumo de energia. O aplicativo vai permitir que consumidores comparem seus gastos com uma média nacional de domicílios semelhantes, comparem seu uso de energia com amigos, entrem em concursos de economia de energia e partilhem dicas sobre eficiência energética.

A parceria usa a expertise de cada uma das organizações, de oferecer ferramentas poderosas para dar conteúdo e conexão, ajudando as pessoas a economizar energia. A combinação do amplo alcance do Facebook com a rede de concessionárias de energia da Opower permitirá que ocorram economias significativas. Além disso, o NCDR irá fornecer sua expertise ambiental e e encorajar a participação. O Conselho tem mais de um milhão de membros.

De acordo com o NRDC, melhoras na eficiência energética podem levar a economias de mais de U$ 700 bilhões apenas nos EUA. A chave para aproveitar este potencial é motivar consumidores a agir, o que vem sendo um desafio. Estudos mostram que o consumidor médio americano gasta seis minutos por ano pensando sobre seu uso de energia. O esforço conjunto se destina a mudar isso, aproveitando o poder da rede social de conseguir o engajamento de seus membros.

O aplicativo cria a oportunidade de mobilizar mais de 800 milhões de pessoas no Facebook, com a crescente rede da Opower, que já envolve mais de 60 concessionárias. Como demonstração de apoio ao esforço, Commonwealth Edison (ComEd), a cidade de Palo Alto, na Califórnia e a Glendale Water & Power (GWP) foram as primeiras a oferecer a seus consumidores a possibilidade de importar dados de consumo de energia para o aplicativo do Facebook. Apenas a participação delas envolverá 4 milhões de pessoas, inclusive todos os residentes de Chicago, que irão começar a usar o aplicativo assim que ele for lançado, no começo de 2012.

Fonte:planeta sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário