sábado, 24 de dezembro de 2011

‘Edite’ as festas de fim de ano e descarte o supérfluo


Mesa-navidenia-minimalista
No começo deste ano, falamos do conceito de edição aplicado à vida: o que possuímos é realmente necessário ou apenas ocupa espaço e energia? Podemos viver com menos? Estas eram as perguntas que intrigavam o fundador do TreeHugger.com, Graham Hill, quando lançou o concurso Life Edited.
Incorporando o espírito editor às festas de fim de ano que se aproximam, é hora de se fazer essas e outras perguntas. Será que tantas compras, estresse e agitação são realmente necessários? 
Aqui vão algumas ideias para você se livrar de preocupações e conservar o que importa.
1. Menos presentes, mais qualidade. Em vez de se deixar levar pelo consumismo desenfreado desta época, tente evitar compras desnecessárias. Uma alternativa para evitar o excesso de presentes é a clássica brincadeira do amigo secreto.
2. Digitalize. As mensagens carinhosas de final de ano são gestos bonitos, mas os cartões e embalagens acabam no lixo quando dezembro termina. Para não gerar desperdício e economizar, crie cartões de Natal digitais, que também podem incluir vídeos, sons e animações. O conceito de “menos é mais” também pode ser aplicado aos presentes: se você tem algum amigo geek, um vale-presente de um site que vende ebooks é uma boa opção.
3. Minimalismo à mesa. O mesmo conceito se aplica à decoração da mesa e da casa, e da quantidade de comida na ceia de Natal. Pense em preparar quantidades menores e aumentar a qualidade dos pratos. É melhor enriquecer os detalhes que pecar pelo excesso.
4. Divida as tarefas. Dentro de um grupo de parentes ou amigos, muitas vezes a responsabilidade da organização das festas recai sobre uma única pessoa. Neste caso, dividir as tarefas é uma boa ideia para reduzir o estresse de fim de ano. Por exemplo, filhos ou sobrinhos podem se encarregar da decoração, enquanto os convidados trazem as bebidas e os donos da casa providenciam presentes. A saída é delegar e não tentar controlar os resultados.
Quais áreas da sua vida poderiam ser editadas? Como você pretende passar as festas de fim de ano?

Fonte: Tree Hugger Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário