Sob a Rua Delancey, no Lower East Side, em Nova York, há uma estação subterrânea de bonde que está abandonada desde 1948. Depois que uma antiga ferrovia elevada foi transformada no famoso parque High Line, Dan Barasch e James Ramsey pretendem transformar o espaço em um parque subterrâneo: o Delancey Underground.
O projeto
A primeira reação costuma ser de surpresa. Mas se Barasch e Ramsey conseguirem realizar a façanha, o Delancey Underground pode assumir a dianteira e superar o High Line e o Central Park no sistema de parques de Nova York. A ideia é usar uma tecnologia solar inovadora para criar a impressão de que a luz solar está entrando por claraboias que, na verdade, não existem.
Ramsey teve a ideia enquanto trabalhava em uma tecnologia de redirecionamento solar. Quando soube que havia mais de uma dezena de terrenos subterrâneos abandonados em Nova York, ele vislumbrou a implementação de seu trabalho de forma natural. “É um conceito bastante simples”, afirmou.
Um sistema óptico na superfície concentra a luz solar e a redireciona usando tubulações e cabos de fibra óptica. A iluminação resultante não só se parece com a luz solar como permite a fotossíntese, e portanto, a instalação de plantas naturais.
A competição
Mas ao contrário da antiga via férrea onde hoje é parque High Line, a estação de bonde não foi esquecida nem será demolida. Na verdade, a Autoridade de Trânsito Metropolitana (MTA) é a proprietária do terreno, e espera faturar alto disponibilizando o espaço para empreendimentos comerciais. O local fica ao lado de uma estação de metrô em operação e de um terreno baldio na superfície, que deverá abrigar uma incorporação de imóveis.
Neste vídeo, Peter Hine, da MTA, cita possíveis ideias de empreendimentos comerciais na antiga estação, sugerindo um clube noturno ou restaurante, um centro recreativo e áreas destinadas ao varejo.
Uma solução viável
Embora seja fácil retratar a situação como uma batalha maniqueísta entre "parques/mocinhos” e “interesses financeiros/bandidos”, Barasch afirma que seria um erro imaginar um conflito entre sua proposta e a MTA. Ele também destaca que o parque não geraria lucro em si, mas alimentaria um boom de investimentos no Lower East Side.
Um parque subterrâneo com luz solar natural atrairia visitantes e turistas, pessoas que gastariam tempo e dinheiro no parque, apoiando o comércio local. Para sustentar este ponto de vista, Barasch lembra que a construção do High Line gerou US$2 bilhões em investimentos privados só neste verão.
A resposta talvez seja garantir à MTA que o parque dará lucro. Se levarmos em conta sua situação financeira constantemente precária, tenho certeza de que muitos nova-iorquinos prefeririam ver um Walmart subterrâneo a mais interrupções nos serviços. De qualquer forma, a MTA não aceitará novas propostas por enquanto.
Ramsey e Barasch pretendem continuar obtendo apoio e recursos junto a comerciantes locais e membros da comunidade para apresentar uma proposta irrecusável – assim que a MTA estiver pronta para ouvi-la.
Fonte Treehugger Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário