Pois é, o aquecimento do planeta é culpa nossa, apesar de muita gente devotar grande parte de seu tempo a insistir no contrário. As pessoas que negam esse fato e se opõem ao consenso científico provavelmente inspiraram uma dupla de cientistas a verificar, mais uma vez, se as atividades humanas são responsáveis por boa parte do aquecimento global. Os resultados, publicados na revista Nature Geoscience, registraram um inequívoco e previsível “sim”.
De acordo com o resumo do estudo (o grifo é meu), “a variabilidade natural do climadificilmente contribuiu com mais de um quarto do aumento das temperaturas nos últimos 60 anos”. De fato, “a maior parte do aquecimento observado – pelo menos 74% - provavelmente se deve a atividades humanas”. Quem diria! Nossas usinas geradoras de energia, fábricas e carros, que liberam uma quantidade exponencial de carbono na atmosfera (assim como outros gases estufa) desde a Revolução Industrial, realmente mudaram o clima da Terra! A sempre crescente concentração de dióxido de carbono na atmosfera (atualmente, cerca de 392 partes por milhão) fez exatamente o que os cientistas previram.Na verdade, a ideia de que o CO2 é responsável pelo aquecimento sempre foi um dos conceitos científicos menos controversos. Apesar disso, muitos argumentaram que a sensibilidade do clima à concentração cada vez mais alta de CO2 não era tão grande quando os cientistas alardeavam. Outros afirmavam que o aquecimento da Terra se devia a “causas naturais”. Agora, o estudo derruba os dois argumentos. O artigo da Nature Geoscience traz mais detalhes, mas eis o resumo:
Desde 1950, a temperatura média do ar na superfície terrestre subiu mais de 0,5°C. Para isolar a atividade humana das causas naturais do aquecimento, pesquisadores analisaram a variação do calor que entra e que sai da Terra – um novo método de “atribuição” que visa entender as causas físicas da mudança climática.
Pesquisadores suíços descobriram que gases estufa, como o dióxido de carbono, contribuíram com o aquecimento global em cerca de 0,85°C desde os anos 1950. Suas descobertas, muito parecidas com os resultados gerados por outros métodos de atribuição, oferecem uma linha alternativa de evidências de que os gases estufa, sobretudo o dióxido de carbono, são de longe os principais responsáveis pelo aquecimento global.
Sim, agora é ainda mais evidente que o homem gera um impacto significativo sobre o sistema climático mundial. E quem continua lutando contra o consenso científico está ficando sem argumentos.
Fonte:TreeHugger Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário