quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

4 Objetivos inspirados nas notícias verdes de 2011 para adotarmos em 2012


Mais um ano começa e, com ele, surgem as famosas promessas de ano novo, o que queremos fazer para crescer ou mudar nossa vida. Nós do TreeHugger propomos que, além das metas pessoais, sejam adotadas também algumas mudanças sustentáveis.
Em 2011 propusemos ações baseadas na história, ideias para melhorar seu bairro e para cuidar das florestas.
Para 2012, apresentaremos quatro propostas baseadas em temas que foram discutidos no blog em 2011.
- Seja um ativista: No ano passado, a revista Time elegeu o “protestante” como pessoa do ano, e isso não foi por acaso. Tanto nas mobilizações do Egito quanto na ocupação de Wall Street, os ativistas que se uniram para protestar criaram instrumentos poderosos de mudança. Com esses exemplos servindo de motivação, procure neste ano uma causa ambiental com a qual você queira se envolver.
- Movimente-se: Em um determinado dia do ano passado, a organização 350.org pediu a participação da população contra os combustíveis fósseis, convocando todos a andarem de bicicleta, de ônibus e metrô ou a pé. Em colaboração com a organização e com o La Vida en Bici, o TreeHugger mostrou de que forma diferentes cidades da América Latina estão avançando no incentivo a uma locomoção sustentável. Em 2012, pode ser uma boa ideia abandonar o carro e comprar uma bicicleta.
- Edite sua vida: Menos é mais - uma frase batida que ganha cada vez mais força no movimento verde. Por vários anos, o discurso pregava a escolha de produtos responsáveis com o meio ambiente, o que ainda é válido, mas hoje uma dica ainda mais poderosa é ter menos coisas, se elas forem de melhor qualidade e durarem mais. Para conseguir fazer isso, uma proposta é “editar” sua vida, desfazendo-se do que é supérfluo e ficando com o que é importante. Trata-se não apenas de reduzir posses, mas também de pensar bem antes de comprar algo novo.
- Não ao plástico descartável: Em 2011, o TreeHugger levou seus leitores ao Oceano Pacífico para participar de uma expedição da organização 5 Gyres que ia de Valdivia à Ilha de Páscoa. Ali, pudemos observar de perto o problema da contaminação por plástico no oceano, seus possíveis efeitos na cadeia alimentar e seu impacto nas regiões costeiras. Apesar de o problema não ser de fácil solução, há algo que todos podemos fazer para contribuir: abrir mão do plástico descartável. Evite usar copos, pratos e talheres de plástico, opte por comprar alimentos frescos que não venham com embalagem de plástico ou que tenham embalagens de papel ou papelão. O plástico é um material desenvolvido para durar centenas de anos; usá-lo com uma vida útil tão curta não faz o menor sentido.
Fonte:TreeHugger Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário