segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Estilista baiana faz sucesso com moda sustentável


Fibras reaproveitadas são marca registrada da artista
Nas mãos da estilista Márcia Ganem, restos industriais se transformam em vestidos de luxo. A baiana, que combina fibras reaproveitadas com artesanato tradicional, é referência de moda no Brasil e no mundo. Seu trabalho integra a série Super Ideias, realizada pelo Canal Futura em parceria com o Sebrae. Formada por interprogramas exibidos nos intervalos da programação da emissora, a série mostra experiências de sucesso nos negócios a partir de ações sustentáveis.
O ateliê surgiu em 1996, em Salvador (BA), como um espaço de criação e pesquisa tecnológica. Dois anos depois, a estilista deu início a uma pesquisa sobre o uso da fibra de poliamida na moda e detectou nela uma oportunidade. Muito utilizada na indústria automotiva, na fabricação de cintos de segurança e manta de pneus, a fibra é um filamento altamente resistente, podendo ser reutilizada para a confecção de fios.
Trabalhadas com pedras semi-preciosas, as fibras se tornaram marca registrada das peças de Márcia. "Por meio de pesquisas, descobri que esse material poderia ser reintroduzido na cadeia têxtil, iniciando um novo ciclo de vida. Agora, o que iria para o lixo vira matéria-prima para os meus produtos", conta.
Outro diferencial no trabalho de Márcia é o tingimento dos materiais. Boa parte das fibras utilizadas, especialmente nos trabalhos de rendas para noivas, é colorida com materiais orgânicos, como casca de cebola.
Por sua arte e preocupação com a sustentabilidade, o trabalho de Márcia é único no país. Hoje, sua marca está presente no mercado europeu e a artista faz exposições em várias partes do mundo.
Fonte: Tatiana Alarcon/Agência Sebrae [Foto: Divulgação]

Nenhum comentário:

Postar um comentário